Corrida ou caminhada? Qual é o melhor exercício 

A Anasps preparou dicas e vantagens específicas de cada uma dessas atividades na trilha por uma vida saudável

 

Muitas pessoas ficam na dúvida de qual seria a melhor alternativa para investir na saúde do seu corpo. A famosa pergunta: “corrida ou caminhada”, qual a melhor opção? A atividade física fortalece ossos e músculos, reduz ansiedade, estresse e melhora a disposição e estimula o convívio social.

Os benefícios vão muito além de manter ou perder peso. Entre as vantagens para a saúde estão a redução do risco de hipertensão, doenças cardíacas, acidente vascular cerebral, diabetes, câncer de mama e de cólon, depressão e quedas em geral. Confira o que separamos para você!

 

Caminhada

 

  • Proteger o coração 

 

A caminhada exige menos do coração o que deixa mais segura para amadores e sobretudo para quem acabou de sair do sedentarismo.

 

  • Fortificar os ossos 

 

O impacto da caminhada fomenta a reciclagem adequada dos ossos, com a vantagem de causar menos fraturas por estresse do que a corrida

 

  • Evitar lesões

 

A rapidez e os gestos típicos de quem pratica corrida culminam em sobrecarga, que pode gerar contusões em quem está despreparado.

 

  • Turbinar o sistema imune

 

Práticas leves ou moderadas aperfeiçoam a função das células de defesa diante dos micróbios nocivos

 

Corrida 

 

 

  • Perder e manter peso

 

Corredores emagrecem com facilidade extra e conseguem se manter em forma por anos a fio. E não apenas graças ao alto gasto calórico que a intensidade elevada propicia. Além da queima de gordura, esse esporte acarreta mais saciedade, porque regula melhor os hormônios que diminuem o apetite.

 

  • Desenvolver os músculos

 

Manter-se em alta velocidade demanda bastante da musculatura das pernas, do abdômen e até das costas e braços, a corrida, ao longo do tempo, fortalece essas regiões e aprimora a resistência física.

 

  • Blindar os olhos 

 

Em outro estudo do Laboratório Nacional Lawrence Berkeley, foi provado que tanto a corrida como a caminhada evitam o surgimento da catarata. Contudo, ao falarmos da prevenção contra o glaucoma, distúrbio que lesa o nervo óptico, modalidades mais cansativas são mais eficazes.

 

  • Garantir um bom sono 

 

Em sedentários, por exemplo, até passos vagarosos incitam a produção de hormônios como a endorfina, que relaxam o corpo e melhoram a qualidade das horas sob os lençóis.

 

  • Trazer a alegria 

 

A endorfina também possui papel fundamental nesse estado de humor. Isso porque é umas das moléculas responsáveis por gerar aquela sensação de prazer depois de suarmos a camisa.

*Com informações, Ministério da Saúde e Saúde Abril 

Maria Eduarda Oliveira estagiária sob supervisão de Byanca Guariz 

Previdência Social