Consulta a termo de adesão de documentos de mensalidades associativas estão disponíveis no “Meu INSS”

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) informou que segurados da autarquia podem consultar no site ou aplicativo “Meu INSS” a existência de contratos junto a entidades e associações comprovando que concordaram com descontos ligados a mensalidades associativas.

A função está disponível na página inicial, na opção “mensalidade associativa”. O segurado também pode bloquear, desbloquear ou excluir mensalidades.

A autarquia apresentou um passo a passo de como utilizar a nova função.

  • Entre no Meu INSS (site br/meuinssou aplicativo para celular);
  • Faça login com CPF e senha do Gov.br;
  • Clique no botão “mensalidade associativa”;
  • Escolha a opção desejada: excluir mensalidade de associação ou sindicato no benefício; bloqueio/desbloqueio de mensalidade de entidade associativa ou sindicato ou consultar termo de adesão;
  • Leia o texto que aparece na tela e avance seguindo as instruções.

Em um primeiro momento, serão apresentados apenas os termos de adesão feitos de 25 de setembro deste ano em diante. O INSS afirmou que contratos antigos serão integrados ao sistema em uma futura atualização.

A opção “bloqueio/desbloqueio de mensalidade de entidade associativa ou sindicato” também possibilita a solicitação de bloqueio do benefício de forma preventiva para esses descontos, caso esteja desbloqueado.

Previdência Social