Conselho amplia limite de financiamento de imóveis com recursos do FGTS

O Conselho Monetário Nacional (CMN) ampliou o valor máximo dos empreendimentos que podem ser financiados pelo Sistema Financeiro da Habitação (SFH), que cobra juros menores que os demais financiamentos de mercado. As informações são da Agência Brasil.

A partir de agora, os mutuários que compram imóveis com recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) poderão financiar unidades de maior valor.

Os novos limites começam a valer a partir de hoje (25). Concedidos com recursos do FGTS, os financiamentos do SFH cobram juros de até 12% ao ano. Acima desses valores, valem as normas do Sistema Financeiro Imobiliário (SFI), com taxas mais altas e definidas livremente pelo mercado.

Além de ampliar os limites de financiamento, o Conselho Monetário determinou que todos os novos contratos do SFH tenham algum grau de amortização em todas as parcelas. A mudança assegura que o saldo devedor caia o tempo todo e proíbe financiamentos com amortizações negativas, quando no início dos financiamentos, o mutuário vê o saldo devedor subir e só começa a amortizar a dívida mais tarde.

 

Previdência Social