Congresso promove atividades no Outubro Rosa 

Será promovido no Congresso Nacional o “Outubro Rosa”, campanha mundial que tem como objetivo conscientizar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, aumentando as chances de cura e reduzindo a mortalidade. Recentemente, a preocupação com o câncer de colo do útero também passou a integrar a campanha.

Entre as ações previstas na programação do Congresso estão exposições, realização de mamografias, cortes de cabelo para doação e audiências públicas para debater sobre.

A deputada Silvia Cristina (PDT-RO), coordenadora da Frente Parlamentar Mista em Prol da Luta Contra o Câncer, disse que ainda são desafios os cumprimentos da Lei 12732/12, que exige o início do tratamento no sistema público 60 dias após o diagnóstico; e a falta de mamógrafos. Mas acrescentou a preocupação com a falta de especialistas.

“Nós temos poucos especialistas dessa área, médicos especializados em mama. Geralmente o início desse diagnóstico é feito por ginecologistas ou por clínicos que fazem esse encaminhamento para o especialista. Mas esses especialistas não são achados com facilidade em todas as regiões.”

Depois do câncer de pele não melanoma, o câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres no mundo, e no Brasil. Acima dos 35 anos, sua incidência cresce progressivamente, especialmente após os 50 anos. Cerca de 14 mil mulheres morrem anualmente no país por causa do câncer de mama. Mas isso pode ser evitado por meio de exames rotineiros.

Com informações, Agência Câmara 

 

Previdência Social