Congratulações de Feliz Natal e Ano Novo da Anasps

Ano XIII Edição nº 298

Mato Grosso do Sul

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) entregou mais quatro Agências da Previdência Social (APS) à população do Estado do Mato Grosso do Sul. As novas unidades estão localizadas em Miranda e Rio Verde de Mato Grosso, sob a coordenação da Gerência-Executiva do INSS de Campo Grande. E nos municípios de Iguatemi e Mundo Novo, ligadas à Gerência-Executiva do INSS em Dourados.

Com as novas unidades, a Previdência Social moderniza 78% da rede de atendimento no estado, facilitando o acesso e trazendo mais conforto para os segurados e servidores. A construção das novas Agências contou com parcerias das prefeituras, que doaram terrenos em endereços centrais dos municípios. O investimento nas obras foi de aproximadamente R$ 5 milhões.

A APS Miranda atende também os habitantes de Bodoquena, com uma população estimada em 33,7 mil pessoas. Já a APS Rio Verde do Mato Grosso está à disposição dos seus 18.948 habitantes. Além da sede, a APS Iguatemi atende, ainda, aos moradores de Tacuru (25,7 mil pessoas) e a unidade de Mundo Novo aos moradores de Eldorado e Japorã (37.369 habitantes).

APS Miranda – A solenidade de entrega da unidade à população será na segunda-feira (15), às 10h. O endereço é Rua Marechal Floriano, nº 444, Centro.

Até agora, o público estava sendo atendido em uma APS instalada em prédio alugado. A Agência Miranda atendeu, no mês de setembro, 834 segurados, uma média de 38 pessoas por dia. E os seus indicadores refletem uma equipe eficiente: o Tempo Médio de Espera para o Atendimento Agendado (TMEA), no mês de setembro de 2014, foi de três dias para o salário-maternidade, de nove dias para a Certidão de Tempo de Contribuição, de oito dias para pensões, de seis dias para o benefício assistencial para a pessoa com deficiência e de sete dias para o benefício assistencial para o idoso.

Hoje, a Previdência Social mantém aproximadamente cinco mil benefícios na Agência.

Rio Verde de Mato Grosso – A solenidade de entrega da unidade à população está prevista para esta terça-feira (16), às 10h. O endereço é Rua Marechal Mascarenhas Ladopar 11/13, Vila Nhecolândia.

A APS Rio Verde de Mato Grosso atendeu, no mês de setembro, 636 segurados, uma média de 29 pessoas por dia, e tem capacidade para realizar 99 perícias médicas por mês. Os seus indicadores refletem o desempenho da equipe: o Tempo Médio de para o Atendimento Agendado (TMEA), no mês de setembro de 2014, foi de três dias para o salário-maternidade, de três dias para a Certidão de Tempo de Contribuição e de três dias para pensões. A APS também estava instalada em prédio alugado.

Iguatemi – A solenidade de entrega da Agência acontece na quarta-feira (17), às 10h. O endereço é Av. Octaviano dos Santos, nº 1.159, Centro.

A nova APS instalada em Iguatemi possui todas as condições de segurança e conforto para os segurados e servidores. Conta com três posições de atendimento e dois consultórios médicos.

A APS Iguatemi atendeu no mês de agosto de 2014, 867 segurados e realizou 143 perícias médicas. Já em outubro de 2014 a unidade emitiu o pagamento de 1.828 benefícios urbanos e 2.868 rurais. O Tempo Médio de Espera pelo Atendimento Agendado (TMEA), em agosto, foi de 12 dias para o salário-maternidade, 15 dias para o Certificado de Tempo de Contribuição e para pensões, e de 18 dias para benefícios assistenciais.

Mundo Novo – A solenidade de inauguração será nesta quarta-feira (17), às 15h. O endereço é Av. São Paulo, nº 350, bairro Berneck, Mundo Novo. A APS funcionava em prédio alugado. A agência mantém hoje 6,3 mil .

As novas Unidades de atendimento da Previdência Social que serão entregues à população, na próxima semana contam com dispositivos de segurança, acesso facilitado para pessoas com deficiência e sinalização interna e externa. São prédios climatizados, com amplos espaços, mobiliário novo, modernos equipamento de informática e estacionamento. (SCS/MS)

MS: Oficina sobre BPC é realizada em Costa Rica (MS)

A Oficina Seguridade Social, Assist~ENCIA Social e o Benefício de Prestação Continuada foi realizada no semana passada, no município de Costa Rica (MS), distante 288 km da Capital, com o tema sobre os novos procedimentos para operacionalização do BPC, de acordo com a Portaria Conjunta n.º 2/SNAS/SPPS/INSS, de 19/09/2014.

A gerente da APS Costa Rica, Tatiana Niura Salomão Palermo e a assistente social kátia Regina Lopes Carvalho foram responsáveis pelo evento, feito em parceria com os CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) dos municípios que pertencem à microrregião da APS Costa Rica, Câmara e Prefeitura Municipal.

Segundo a equipe da APS Costa Rica, “A Oficina foi muito produtiva e os participantes puderam tirar suas dúvidas sobre o BPC para poder prestar um atendimento mais eficaz junto à população nos seus municípios”.

Participaram da oficina a assistente social do CRAS Paraíso das Águas, Daniele Fernanda Gouveia; assistente social de Chapadão do Céu (GO), Geci Furtado e Maria Abadia Ferreira; a coordenadora do CRAS Costa Rica, Miriam Rodrigues Ribeiro; assistentes sociais Lidiane Minuci da Silva e Ana Paula Claudina Nunes; técnica Luana Oliveira da Silva e as técnicas do CREAS, Lucinaura Decenis e Gilcebete Shuch. O Secretário de Educação de Lagoa Santa (GO), Aparecido Donizete Lemes e a psicóloga do CRAS, Merly Pereira. As assistentes sociais do CRAS de Alcinópolis, Dayana e Patrícia Ribeiro Nunes. As assistentes sociais do CRAS Chapadão do Sul, Vera Lúcia Lira e Vânia Julia Grudka e do CREAS, Sara Sabrina Pinho Silva e a Secretária de Assistente Social de Figueirão, Ulcreci Pereira de Lima e a assistente social do CRAS, Olegna Andréia da Silva.

MS: Equipe da Reabilitação Profissional participa de reunião

A equipe de Reabilitação Profissional da Gerência-Executiva do INSS em Campo Grande (MS) participou de uma reunião, coordenada pelo responsável técnico pela ERP, médico perito Wagner Rocha Pires de Oliveira, na semana passada.

A finalidade do encontro foi apresentar demandas e dificuldades existentes para a capacitação profissional e inclusão no trabalho das pessoas em processo de reabilitação e pessoas com deficiência.

Na oportunidade houve a divulgação dos cursos do Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego), como prazos, endereços e orientações e contou com a presença da interlocutora do Programa, Ângela Caballi.

Participaram ainda representantes do COPED (Coordenadoria de Políticas para Pessoas com deficiência) e a equipe da Reabilitação Profissional; a analista do Seguro Social/terapeuta ocupacional e responsável pela Orientação Profissional, Lílian Fonseca da Costa Lessa Varandas, a assistente social Neli Caciano Pontes e as analistas do Seguro Social/terapeuta ocupacional, Simone Andréa da Cunha e a assistente social, Marli Brentam Pimenta dos Reis.

Cerca de 11,8 mil segurados devem renovar senha em MS

Cerca de 11,8 mil segurados no estado de Mato Grosso do Sul devem fazer a renovação da senha/fé de vida na rede bancária e o prazo encerra no próximo dia 31 de dezembro de 2014. Para isso, basta  apresentar um documento com foto.

O procedimento é realizado para que o INSS tenha certeza de que o segurado ainda precisa do benefício, evitando assim, pagamentos indevidos e fraudes. A renovação de senha deve ser feita anualmente, na data do aniversário do benefício. Caso não seja feita a comprovação, o pagamento poderá ser interrompido até que o segurado faça o procedimento no banco.

O aposentado Francisco de Souza Bexiga, 79 anos, compareceu no banco há dois dias para realizar a renovação da senha do seu benefício, na Capital.  “Eu me aposentei por tempo de contribuição em 1985 e acho muito importante realizar o procedimento”.  Seu Bexiga, como é conhecido, recebe o benefício em conta-corrente e vai até a Comunicação Social para verificar se está tudo certo com o seu cadastro no INSS.

Gestão Pública
Planejamento estende licença adotante a servidor do sexo masculino. Medida adequa a Lei 8.112/90 à realidade atual dos direitos sociais no país 

Publicado: 20-11-2014

No Poder Executivo Federal já é possível a qualquer servidor público do sexo masculino obter licença adotante, em caso de adoção de crianças.  A concessão do benefício passou a ser autorizada pela Secretaria de Gestão Pública do Ministério do Planejamento (Segep/MP) a partir de outubro deste ano. Antes, essa licença era exclusiva das mulheres, nos termos do art. 210 da Lei 8.112/90.

O procedimento objetiva garantir os direitos fundamentais da criança a ter um lar, seguindo o conceito atual de família, mais alinhado a vínculos de afetividade do que a forma como a instituição familiar é constituída.

Esse entendimento que afasta a distinção de gêneros foi pautado pela Constituição Federal, a qual considera a família, independente de formalidades legais, como a base da sociedade e, por isso mesmo, lhe confere a proteção do Estado.

A nova interpretação para a aplicação da lei dos servidores públicos assegura o direito à licença adotante a servidores solteiros ou casados, estando estes em relação heterossexual ou homoafetiva.

De acordo com as recomendações das Notas Técnicas 150 e 162 do Departamento de Normas e Procedimentos Judiciais de Pessoal, o tratamento isonômico deve ser aplicado por todas as unidades de recursos humanos dos órgãos e entidades que compõem o Sipec (Sistema de Pessoal Civil do Poder Executivo Federal).

Para a obtenção da licença adotante é necessário apresentar documentação que comprove a adoção ou termo de guarda judicial que demonstre se tratar de processo em andamento.

O período de licença adotante pode durar 90 dias, prorrogáveis por mais 45 dias, no caso de crianças de até um ano de idade, e 30 dias, prorrogáveis por mais 15, quando se tratar de crianças maiores.

PARANÁ
São Mateus do Sul e Palmeira, no Paraná, ganham Agências da Previdência Social

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) inaugurou em 01.12dia (1º), duas novas Agências da Previdência Social, vinculadas à Gerência Executiva em Ponta Grossa, nos municípios de São Mateus do Sul e Palmeira, localizados no sul do estado do Paraná. As unidades foram construídas em terrenos doados pelas prefeituras e beneficiarão os moradores de Antônio Olinto, São João do Triunfo e Porto Amazonas, alcançando uma população de 100 mil habitantes.Equipadas com duas salas de perícia médica e seis guichês de atendimento, as agências oferecem todos os serviços previdenciários em edifícios amplos e modernos. As instalações atendem às normas de acessibilidade e segurança, implementadas em toda a rede do INSS, oferecendo mais conforto aos segurados e servidores. Hoje (2), iniciaram os atendimentos nas duas unidades, que ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h. A unidade de São Mateus do Sul funciona na Rua Max Wolff Filho, 446, Centro. Já a APS Palmeira atende na Rua Fritz Kliewer, 315, Vila Palmeirinha.

Em São Mateus do Sul, a Previdência investiu R$ 1,3 milhão na construção da unidade que vai movimentar R$ 7,9 milhões mensais no pagamento de 10 mil benefícios. Já no município de Palmeira, a APS vai movimentar R$ 4,7 milhões no pagamento de seis mil benefícios. A Previdência Social investiu R$ 1,4 milhão na sua construção.

Durante o evento de inauguração da APS São Mateus, o Presidente do INSS, Lindolfo Neto de Oliveira Sales, agradeceu a todos que possibilitaram a concretização de mais essa unidade do INSS.  Ele destacou que a Previdência Social atingiu o número de 32 milhões  de benefícios mantidos, gerando mais de 29 bilhões de reais em pagamentos mensais aos segurados. Disse ainda, que em quase 70% dos municípios brasileiros os pagamentos dos benefícios injetam mais que o Fundo de Participação dos Municípios (FPM).

Segurado João Luiz Furtado diz que Agência vai facilitar o acesso dos cidadãos à Previdência

Para o segurado de São Mateus do Sul, João Luiz Furtado, a instalação da unidade no município facilita muito para o cidadão. Já que tempo e o custo do deslocamento são reduzidos. Além disso, também desafoga a Agência de União da Vitória, que poderá prestar atendimento mais rápido aos beneficiários daquela região. Na sua opinião, a importância de uma obra dessa envergadura merece ser enaltecida. “Parabenizo a administração pública e as pessoas envolvidas nesse processo de viabilizar a instalação da Agência em nosso município. Também parabenizo à população que será beneficiada com a instalação da Agência”.

As Agências inauguradas na última segunda-feira integram o Plano de Expansão da Rede de Atendimento (PEX), que aproxima a Previdência Social de milhões de brasileiros ao estender os serviços previdenciários às cidades que não dispõem de Agências fixas e têm população superior a 20 mil habitantes. No estado do Paraná, já estão em funcionamento 31 unidades inauguradas pelo PEX. (ACS/PR

ALAGOAS
Marechal Deodoro terá uma agência da Previdência Social

A população de Marechal Deodoro, município localizado a 28 km de Maceió, passou a contar com uma Agência de Previdência Social (APS) WM 28.11.  A unidade vai beneficiar os mais de 46 mil habitantes do município. A solenidade de inauguração acontece às 11h, na Rodovia Edval Lemos, S/N – Marechal Deodoro, Alagoas.

A agência começou funcionar em 01.12, no horário das 7h às 15h. A partir desta data os segurados já poderão fazer agendamento para serem atendidos nessa unidade, pelo telefone 135 ou pela internet (www.previdencia.gov.br). A

A agência Marechal Deodoro conta com três guichês de atendimento e tem capacidade para realizar uma média de 200 atendimentos mensais. Atualmente, na cidade de Marechal Deodoro o INSS mantém 3.274 benefícios, o que equivale a um pagamento mensal de R$ 2,6 milhões.

A agência foi construída seguindo modernos padrões de infraestrutura e acessibilidade, para garantir a segurança indispensável aos cidadãos que se dirigirem à unidade em busca de atendimento previdenciário. O serviço de perícia médica ainda não será oferecido na Unidade. Os segurados que necessitarem da avaliação da perícia médica continuam a ser atendidos nas agências localizadas em Maceió.

A nova unidade da Previdência Social faz parte do Plano de Expansão da Rede de Atendimento (PEX). Com a inauguração da APS Marechal Deodoro, Alagoas recebe a décima quinta agência do PEX das 24 unidades previstas para o estado. Já foram inauguradas as agências nos municípios de Atalaia, Campo Alegre, Igreja Nova, Craíbas, Junqueiro, Limoeiro de Anadia, São José da Tapera, São José da Laje, São Sebastião, Teotônio Vilela, Traipu, Piranhas, Pilar e Igaci.

Marechal Deodoro – foi a primeira capital de Alagoas e o nome da cidade é uma homenagem ao proclamador da República. Possui uma área de 331.680km², e tem 45.975 habitantes. É um dos mais ricos municípios de Alagoas. Sua economia diversificada baseia-se na cana-de-açúcar, na pesca, petróleo e indústrias, com a instalação de um polo petroquímico. O turismo também é muito importante na economia local. Destacando-se a Praia do Francês, uma das mais belas do Brasil e o polo gastronômico da Massagueira, conhecido pela culinária e canais lagunares da lagoa Manguaba.

O município é tombado pelo patrimônio histórico e apresenta-se com construções arquitetônicas antigas, museu de arte e tem uma variedade de manifestações folclóricas e outras variantes de sua cultura como o artesanato local. É uma cidade rica em tradições culturais e históricas, destacando-se as orquestras, referência musical da região, reconhecida em todo território nacional. (SCS/AL)

ANASPS DIVULGA AQUISIÇÃO DE MEDICAMENTOS ESPECIAIS PELA GEAP

Para habilitar-se à obtenção deste auxílio  NAGEAP, o Beneficiário deverá preencher o Requerimento de Auxílio para Medicamentos Especiais, anexando os seguintes documentos originais / autenticado pela GERES:

Relatório médico detalhado com os exames laboratoriais, radiográficos e anátomo-patológicos que comprovem o diagnóstico.

Prescrição médica.

Nota fiscal da medicação prescrita, adquirida.

O auxílio se aplica, exclusivamente, para os medicamentos relacionados quando associados às situações patológicas definidas e a dependência química do Tabaco em ato normativo vigente e para uso domiciliar, uma vez que os medicamentos usados no curso de internação, procedimento em clínica-dia ou em ambulatório são incluídos e pagos na conta hospitalar ou de clínica contratada.

O auxílio dos medicamentos especiais será no valor de 50% (cinquenta por cento) do preço constante na Nota Fiscal, ou no Brasíndice, ou no ABCFarma, prevalecendo o menor valor entre os três.

 

Tabagismo
Nome farmacológico Grupo farmacológico Nome comercial
Nicotina Antitabagistas Niquitin adesivo
Cloridrato de Bupropiona Antidepressivo Zyban
Tartarato de Vareniclina Antitabagistas Champix

Aposentadoria rural contribui para a economia dos municípios e fixação do homem no campo

Garibaldi destaca que benefício retira milhões de brasileiros da pobreza. (Foto: Roberto Homem)

“A extensão do acesso dos benefícios previdenciários ao trabalhador rural incrementou a economia dos municípios e contribuiu para a fixação do homem no campo”, comenta o ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves Filho, ao conhecer a história de Greice Reinaldo dos Santos Pereira, a segurada que em outubro recebeu o benefício de número 32 milhões, pago pela Previdência. A importância da Previdência na distribuição de renda no país foi destacada pelo titular da Pasta.

Utilizando dados de 2012, o ministro comparou que dos 5.565 municípios brasileiros, 3.996 receberam repasse maior da Previdência Social do que o correspondente ao Fundo de Participação dos Municípios. “O pagamento desses benefícios é responsável por retirar milhões de brasileiros da situação de pobreza”, explica. A matemática dos repasses aponta que quanto menor e mais carente o município, de maior importância se reveste o dinheiro destinado pela Previdência.

Garibaldi Alves Filho acrescenta que, além de garantir melhores condições de sobrevivência à população que depende da Previdência, o órgão também tem se preocupado em oferecer conforto e comodidade aos segurados. Com esse objetivo foi criado um plano para expandir as agências da Previdência Social (APS) em todo o país. A aposentada Greice Pereira requereu o seu benefício de aposentadoria rural em uma das mais de 350 novas agências que a Previdência Social inaugurou nos últimos cinco anos. A APS Exu foi entregue à população em março de 2012.

Servidores da Previdência recebem Greice, dona do benefício número 32 milhões. (Foto: Roberto Homem)

O servidor Isak Willber da Silva Oliveira – que havia ingressado no INSS em 2008, foi transferido da APS Araripina (PE) para integrar o quadro de funcionários de Exu. Em setembro de 2012, assumiu a gerência da agência, cargo no qual permanece até hoje. “As novas agências não estão apenas oferecendo maior conforto, elas estão servindo de incentivo para que cada vez mais brasileiros requeiram seus direitos”, observou. Ele opina que muitas pessoas deixavam de buscar os benefícios previdenciários por não terem disponibilidade de percorrer grandes distâncias para serem atendidas.

Antes da APS Exu, o atendimento era feito em Ouricuri (PE), distante aproximadamente 70 quilômetros. A nova agência atende a cerca de 50 pessoas por dia. Um dos responsáveis pelo atendimento é Diego Araújo Rebouças, funcionário do INSS há dois anos e meio. Ele foi quem atendeu a dona do benefício número 32 milhões. “O caso de dona Greice foi bem simples, pois ela chegou sem nenhum problema em sua documentação”, lembra o servidor, que foi transferido de Trindade (PE) para Exu.  (Roberto Homem)

RIO GRANDE DO SUL
ATENDIMENTO: Município de Portão/RS recebe Agência da Previdência Social. A nova unidade irá injetar, mensalmente, R$ 5,9 milhões na economia local

População de Portão/RS ganha nova Unidade da Previdência Social
– Começou a funcionar hoje(8) a nova Agência da Previdência Social  no município de Portão. A agência foi entregue à população na última sexta-feira e irá beneficiar mais de 31 mil habitantes. A nova unidade está localizada na Rua Rondônia, 233 e é subordinada à Gerência-Executiva do INSS em Novo Hamburgo.

Construído em terreno doado pela prefeitura, o moderno prédio de 350 m², conta  com quatro guichês de atendimento e duas salas de perícia médica. A nova unidade possui ainda detector de metais, rampa de acesso, identificação em braile e quatro banheiros destinados ao público, sendo dois adaptados para pessoas com deficiência e um deles com fraldário.  Para sua construção, a Previdência investiu, aproximadamente, R$ 1,3 milhão.

A Agência Portão vai movimentar, em média, R$ 5,9 milhões mensais com o pagamento de 6,3 mil benefícios aos segurados da região. O atendimento à população será de segunda a sexta-feira, no horário de 8h às 14h e a unidade está preparada para prestar todos os serviços previdenciários com mais conforto e agilidade.

O município de Portão contava com uma Unidade de Atendimento PREVcidade – instalada em parceria com a prefeitura em localidade onde não existe atendimento da Previdência Social, desde 2005.  Segundo a gerente-executiva do INSS em Novo Hamburgo,  Neusa Tarouco Corrêa, agora os cidadãos podem contar com todos os serviços da Previdência Social.  “Quase uma década depois, nossa atuação se torna, certamente, mais intensa e mais eficaz, pois agora oferecemos ao município uma moderna Agência da Previdência Social”, ressaltou.

A Agência da Previdência Social Portão faz parte do plano de expansão da rede de atendimento  que prevê a construção de 720 novas unidades em todo o país. Essas unidade são construídas em cidades com mais de 20 mil habitantes, que não

Atenção servidor  inativo! Recadastre-se!

A ANASPS recomenda aos servidores inativos, aposentados e pensionistas, para que se recadastrem para que não se surpreendam com a suspensão do pagamento de seus proventos, o que traz transtorno.

O recadastramento é simples e fácil. Deve ser feito no mês de aniversário de cada servidor.

Basta comparecer a uma agência do Banco do Brasil ou da Caixa Economica, munido de documento e contracheque.

Peça para fazer o seu recadastramento de vida  para efeito do SIAPE.

Evite o constrangimento da suspensão de seu pagamento!

Uma campanha da ANASPS sempre em defesa do servidor!.

Ministro inaugura novas instalações da sede da Dataprev em Brasília. Garibaldi diz que investir em TI não basta para garantir futuro da empresa

Ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves Filho, ressalta a importância da transparência , fiscalização e espírito público na Administração Pública. Foto: Nicolas Gomes

Durante a inauguração das novas instalações do edifício-sede da Dataprev, em Brasília (DF), o ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves Filho, destacou que investir em equipamentos e estrutura física não é suficiente na preparação da empresa para o futuro. “Tudo isto não é bastante se não tivermos transparência na administração, fiscalização e espírito público”, enumerou.

Na avaliação do ministro, a empresa não pode se descuidar do desafio diário de acompanhar o desenvolvimento tecnológico. Garibaldi Alves Filho explicou que essa tarefa passa necessariamente pela constante capacitação, treinamento e aperfeiçoamento do corpo funcional da Dataprev, que hoje chega a 3.800 servidores. A inauguração das novas instalações fez parte das comemorações dos 40 anos da empresa, transcorridos no dia 4 de novembro.

O ministro também falou sobre os desafios que a Previdência Social enfrentará nos próximos anos, com o envelhecimento da população brasileira. “É preciso chamar a atenção da sociedade para a necessidade de ajustes, como por exemplo nas regras para a concessão de pensões”. Garibaldi Alves Filho explicou que, hoje, se um segurado contribui para a Previdência apenas um mês pelo teto e morre, deixa para seu dependente pensão de igual valor.

A reforma na Previdência do setor público – com a aprovação do teto para o pagamento de aposentadorias do serviço público federal – foi uma das medidas citadas pelo ministro, adotadas na sua gestão. “O déficit com a Previdência geral, que hoje paga 32 milhões de benefícios, é menor do que o da Previdência do funcionalismo público federal, que tem apenas 1,1 milhão de servidores”, comparou.

Também participaram da inauguração, realizada na manhã desta terça-feira (9), o secretário-executivo do Ministério da Previdência, Carlos Eduardo Gabas; o presidente do Instituto Nacional do Seguro Social, Lindolfo Neto de Oliveira Sales; o presidente da Dataprev, Rodrigo Assumpção; e o diretor do Departamento de Coordenação e Governança das Empresas Estatais do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, Murilo Francisco Barella. (Roberto Homem)

PERNAMBUCO
ANASPS/PE PROMOVEU EXCURSÃO DE ASSOCIADOS

a) A ANASPS/PE realizou no último sábado 13/12 mais uma EXCURSÃO para o Polo de Confecções do Agreste do Estado de Pernambuco. As oportunidades de compras de confecções e assemelhados foram inúmeras. A viagem contou com a realização de bingos recreativos e outras formas de diversão, interação e entretenimento.

b) Como é de costume a ANASPS em Pernambuco contribui com as solenidades e eventos de confraternização do Natal e do Ano Novo nas 04 (quatro) Gerências do Estado, diversas APS e na Superintendência.

c) O Coral da ANASPS PREVCANTO tem sido presença marcante nas solenidades de confraternização do Natal e do Ano Novo

Previdência Social já supera os 32 milhões de benefícios emitidos

Agricultora da terra de Luiz Gonzaga foi segurada que atingiu a marca. (Foto: Roberto Homem)

Desde pequena, Greice Pereira costuma acordar às cinco da manhã todos os dias. Ainda criança, já ajudava o pai a cuidar do roçado e das cabeças de gado na fazenda onde a família morava, em Santana do Cariri, no Ceará. Agora, poucos meses após completar 55 anos de idade e de ter recebido o primeiro pagamento de sua aposentadoria rural, ela poderá, se quiser, dormir até mais tarde. Mas ela já avisou que não quer. “Vou continuar trabalhando enquanto puder e Deus ajudar”. Greice Reinaldo dos Santos Pereira é a segurada que atingiu a marca de 32 milhões de benefícios pagos pela Previdência Social.

A quantidade de 32 milhões de benefícios emitidos pela Previdência foi atingida em outubro. Naquele mês, o repasse para os segurados de todo o Brasil atingiu o montante de R$ 29,8 bilhões. A maior parte dos benefícios (71,2%) foi paga à clientela urbana. Os outros 28,8% foram destinados aos beneficiários da área rural, como é o caso de Greice Pereira. Em Exu, Pernambuco – cidade na qual ela reside desde os 15 anos de idade – foram pagos 1.058 benefícios urbanos e 5.488 rurais, totalizando 6.546. O valor total repassado pela Previdência ultrapassou os R$ ­­­­4,2 milhões.

Exu é um município pernambucano que faz divisa com o Ceará. A cidade é conhecida por ser a terra natal de Luiz Gonzaga. A principal atração é a antiga fazenda do “rei do baião”. Lá estão instalados um museu em homenagem ao artista e o mausoléu onde o seu corpo está enterrado. “Luiz Gonzaga era muito amigo da nossa família, dancei muito com ele”, recorda Greice Pereira. Ela conta que quando o sanfoneiro terminava seus shows em um clube chamado “Ninho da Asa Branca”, em Exu, gostava de participar de rodas de samba e forró e de dançar com as garotas da cidade.

Vida – Apesar de sua família ser de Exu (PE), Greice Pereira nasceu a 50 quilômetros de distância de lá, em Santana do Cariri (CE). Seu pai trocou Pernambuco pelo Ceará para “tomar conta” de uma fazenda. Depois de concluir a quarta série do antigo primário, ela foi obrigada a interromper os estudos. Era sacrifício demais. “Tinha que caminhar mais de uma légua (cerca de seis quilômetros) para estudar. Na volta, ia para a roça, depois, tinha que trabalhar em casa”, justifica. Ela tinha três irmãos, sendo um adotivo, e três irmãs. Todos trabalharam na agricultura. Greice é a segunda mais velha. O primogênito morreu em abril.

Filha de Greice pretende cursar Universidade. (Foto: Roberto Homem)

Aos 28 anos, Greice Pereira casou. O ex-marido (atualmente estão separados), também agricultor, é paraibano. Tiveram dois filhos. Francisco Hallyson e Rayanny Mayra. O menino mudou-se para Vitória, no Espírito Santo, onde trabalha como garçom, em uma churrascaria. A menina concluiu o segundo grau e está aguardando o resultado do Enem. “Enquanto a faculdade não vem, ela vai continuar a me ajudar na roça”, garante a nova aposentada. “Mas ela vai ter uma boa profissão, se Deus quiser: não vai seguir a carreira da mãe, vai trocar a enxada pela caneta”, vaticina.

Greice Pereira revela que a sua vida nunca foi fácil. Trabalhava no roçado durante o dia e costurava à noite, para sustentar os filhos. “Mas, graças a Deus, nunca passaram fome”. Ela plantava feijão, milho e mandioca, para o consumo da família. O excedente da mandioca era vendido. “A seca castigou bastante, teve ano em que a produção foi quase zero”. Nestes períodos, ela sobreviveu criando galinhas ou outros animais de pequeno porte, para garantir a subsistência. Conquistar a aposentadoria sempre foi um objetivo. Seu pai aposentou-se pelo extinto Fundo de Assistência ao Trabalhador Rural (Funrural). “Sempre guardei as provas do meu trabalho no campo, como os recibos das sementes que eu tirava para plantar. Sempre me preocupei. Quando precisei, estava tudo direitinho”, orgulha-se.

Previdência Social