Conecte SUS – conheça o aplicativo e suas vantagens

Aplicativo permite ao cidadão acompanhar toda vacina que for aplicada

Você conhece o Aplicativo Conecte SUS? Ainda não? Então se liga na notícia e confira as vantagens que o app proporciona.

O aplicativo conecte SUS, do Ministério da Saúde, faz parte da Rede Nacional de Dados em Saúde, plataforma do governo federal que integra todos os dados de atendimento e resultados laboratoriais do cidadão brasileiro. Dados clínicos e não clínicos, de todas as partes do país, estarão integrados e disponíveis para cidadãos, profissionais e gestores de saúde.

No app é disponibilizado a Carteira Nacional Digital de Vacinação, ferramenta que permite que usuários e profissionais de saúde façam um acompanhamento da imunização contra a Covid-19 no país.

O formato digital permite que os brasileiros consultem todas as vacinas aplicadas nas redes pública e privada – não só a da Covid-19 – deixando para trás as antigas carteirinhas de vacinação de papel, que podem sofrer rasuras ou até serem perdidas com o tempo.

Além da carteira de vacinação digital, o Conecte SUS também mostra dados de atendimentos e internações do paciente, permite a consulta de medicamentos e exames realizados, como o de detecção da Covid-19, por exemplo, e dá acesso ao formato digital do Cartão Nacional de Saúde, mais conhecido como Cartão SUS, que é o documento de identificação do usuário da rede pública de saúde.

Se você ainda não baixou o aplicativo, não perca mais tempo. Acesse sua loja de aplicativos e realize o download agora mesmo.

Como fazer o cadastro e acompanhar as informações

  1. Abra o aplicativo e toque em “Pular” a introdução;

  2. Clique em “Entrar”;

  3. Caso não lembre se tem um cadastro, digite o CPF. Caso não tenha, toque em “Crie sua conta”.

  4. Toque em “Número do CPF”. Você pode escolher outras opções também.

  5. Siga os passos seguintes. Na página inicial, você encontrará informações sobre as vacinas em cada idade, seus agendamentos nos SUS, medicamentos recebidos pelo SUS, entre outras opções.

Para encontrar a Carteira de Vacinação

  1. Entre na aba “Histórico”;

  2. Acesse a opção “Vacinas”;

*Fonte: Ministério da Saúde

*Informações complementares, UOL

Previdência Social