Concurso Unificado terá 13 mil vagas para cadastro reserva

O Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), que será realizado no dia 18 de agosto, contará com um Banco de Candidatos Aprovados em Lista de Espera – uma espécie de cadastro reserva- para futuras convocações, além das 6.640 vagas imediatas oferecidas para 21 órgãos da Administração Pública Federal. Ao todo, serão mais de 13 mil vagas de espera.

O Bloco 7, por exemplo, que envolve o âmbito da Gestão Governamental e da Administração Pública, terá 3.496 vagas no Banco.

“Serão considerados classificados os candidatos que, após a soma das notas nas provas objetivas, discursivas e nas provas de títulos, estiverem classificados até o limite de duas vezes o número de vagas imediatas do bloco temático, com notas mais altas conforme o cargo e especialidade. De acordo com o edital, serão levados em consideração os cargos e as especialidades com suas ordens de ranqueamento escolhidos na inscrição, além de levar em conta as vagas reservadas para negros, indígenas e pessoas com deficiência”, explica a pasta, em nota.

Aqueles que não alcançarem uma nota suficiente para alcançar a primeira opção de cargo, por exemplo, poderá atingir a nota para ser chamada no segundo cargo prioritário, mas ainda segue no banco de candidatos para a primeira opção e pode ser chamado posteriormente, e assim sucessivamente.

“O Banco de Candidatos é a nossa forma de nomear a lista de espera do concurso unificado. Dependendo da sua nota, você poderá estar apto a ocupar a vaga que você indicou como preferencial ou as seguintes. Sua nota pode ser baixa para a vaga de preferência, mas pode ser suficiente para a segunda vaga”, disse o assessor do Gabinete da Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP) do MGI e membro do Grupo Técnico Operacional do CPNU, Pedro Assumpção Alves.

Previdência Social