Concurso INSS: mesmo com temporários, fila só caiu 2,4% em seis meses

Adiando a realização do concurso INSS, o Governo Federal realizou no ano passado o processo seletivo para servidores temporários, com objetivo de normalizar a fila de benefícios ainda em 2020.

A previsão inicial era que, contratando os mais de 7,4 mil aposentados e militares da reserva, até outubro a quantidade de processos pendentes para análise chegasse a níveis estáveis. Ou seja, a mesma quantidade de pedidos entrando e sendo concluídos.

Segundo reportagem do UOL, em março do ano passado, 1,282 milhão de pedidos de benefícios dependiam da análise do INSS. Em novembro, a fila havia caído para 1,251 milhão, apenas. 

Os dados são do boletim estatístico da Previdência Social. Na prática, o número de pedidos analisados diminuiu e o tempo médio de resposta subiu durante esses seis meses. 

Contratos temporários custam R$ 3 mi por mês

Os profissionais temporários contratados como um paliativo enquanto o concurso INSS não sai devem ter custado mais de R$3 mi por mês. Eles atuam justamente na análise de benefícios e no apoio administrativo, substituindo servidores. 

Importante destacar que os números informados sobre a fila são referentes apenas a pedidos que aguardam a análise do INSS e não dependem do segurado para serem processados. 

No final de maio do ano passado, Medida Provisória 922/2020, que permitiu a contratação temporária dos aposentados da União e militares, perdeu sua validade. O texto precisava de aprovação na Câmara dos Deputados para virar lei e continuar vigente, mas não foi votado por falta de apoio. 

Com isso, o Ministério da Economia informou que os contratos que foram assinados até ela expirar permaneceram válidos. Mas eles não poderão ser renovados e tampouco poderão ser firmados novos contratos desse tipo

Os 2,9 mil contratos que chegaram a ser firmados têm previsão de encerrarem no final de 2021. Antes havia a possibilidade de prorrogação até o período máximo de dois anos, o que não será mais possível. 

Desses contratados, 494 são aposentados de carreira do INSS e atuam exclusivamente na análise de requerimentos. Outros 2.434 são militares inativos e aposentados de outras carreiras, que trabalham no apoio operacional e no atendimento ao público.

Segundo informações da própria autarquia, o concurso INSS será programado para sair a partir de 2022. Isso porque o Instituto, como já mencionado, está trabalhando em um novo dimensionamento do quadro e em uma reestruturação interna.

Depois que todo esse processo for concluído, um novo pedido de edital será enviado para análise do Ministério da Economia, que é o órgão responsável por analisar os pedidos de concurso e conceder o aval.

*Fonte: Folha Dirigida

Previdência Social