Comunicado da diretoria da Anasps

Nós, da Associação Nacional dos Servidores Públicos, da Previdência e da Seguridade Social (Anasps), cumprimos o dever de participar o falecimento do servidor público Baldur Oscar Schubert, nascido em Novo Hamburgo/RS, formado pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, concursado da Secretaria de Saúde do Estado do Rio Grande do Sul.

Exerceu os seguintes cargos no Brasil: presidente do Instituto Nacional de Previdência Social (INPS), superintendente do Instituto Nacional da Assistência Médica da Previdência Social (INAMPS); presidente da Fundação Nacional de Saúde; secretário Nacional de Vigilância Sanitária; presidente da Comissão Nacional de Prevenção da Cólera; coordenador da Área Técnica da Saúde do Homem, Ministério da Saúde.

Pós-graduado em: Saúde Pública, Desenvolvimento Econômico e Planejamento, Metodologia de Ensino para Professores Universitários da área de Saúde e de Gerontologia Social (primeira parte).

Professor: Administração e Planejamento no curso de pós-graduação de saúde pública, Fisiologia Humana nos cursos de medicina e de Previdência Social e Riscos no Trabalho nos cursos de pós-graduação do Centro Interamericano de Seguridade Social (CIESS) do México.

Foi membro do: Conselho Nacional de Saúde; Conselho Federal de Entorpecentes e Comissão Nacional de Residência Médica.

Foi Consultor internacional: Organização Internacional do Trabalho (OIT); Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO); Organização Pan-Americana de Saúde/Organização Mundial de Saúde (OPAS/OMS); Organização Ibero-Americana de Seguridade Social (OISS) e, GVG/Banco Mundial, em seis países. 

Atuou como: presidente da Comissão Técnica Permanente de Riscos Profissionais da OISS; presidente da Comissão Americana de Prevenção dos Riscos no Trabalho da CISS, e vice-presidente da Comissão Técnica do Seguro de Acidente de Trabalho e Doenças Profissionais da AISS.

Ainda na Previdência Social, desempenhou funções voltadas para os benefícios por incapacidade, tornando-se especialista respeitado em acidentes do trabalho e em reabilitação profissional.

Tornou-se representante da Organização Ibero americana de Seguridade Social-OISS, no Brasil, entidade sediada em Madrid/Espanha, e com escritório regional na América Latina em Buenos Aires/Argentina.

Acolhemos o Dr. Baldur Oscar Schubert e a OISS nas dependências da ANASPS e mantivemos com ele proveitoso relacionamento, levando-nos a filiarmos a OISS, com o estreitamento de cooperação especialmente no campo educacional, que resultou na criação da FACULDADE ANASPS e no convenio com a Universidade de Buenos Aires.

Escreveu inúmeros artigos e pronunciou muitas conferências sobre Previdência Social, especialmente sobre acidentes do trabalho e reabilitação profissional, considerando rica a experiência da Espanha, inspirada no que foi construído do Brasil, e da Alemanha.

No campo pessoal, teve intensa participação como presidente do Rotary Clube de Brasília Sudoeste; governador Assistente do Distrito 4530 do Rotary International e liderou intercâmbio de grupo de estudos de Rotary International ao exterior, além de conselheiro Nacional da União dos Escoteiros do Brasil.

Era casado com Catarina. Deixou três filhas e cinco netos.

Alexandre Barreto Lisboa, presidente da Anasps

Paulo César Régis de Souza, vice-presidente Executivo da Anasps

Previdência Social