Compras por delivery: cuidados com o que chega da rua

Ao receber um pedido em casa, qual a primeira coisa a se fazer?

A quarentena já passou a fazer parte da nossa vida. Como forma de prevenção à Covid-19, o isolamento social e a higienização constante das mãos, tornaram-se as idas ao mercado ou pedidos via delivery um grande desafio. Muitas dúvidas persistem quando o assunto é a compra segura. 

No entanto, as recomendações seguem as mesmas. Os pedidos devem ser feitos somente por telefone, internet, aplicativo ou ser retirado no restaurante sem filas e aglomerações. 

Recebeu o pedido no local solicitado, veja o que deve ser feito com as dicas da Anasps:

  • Higienize as mãos antes e depois de receber o alimento. Faça uso do álcool 70%;
  • Mantenha distância mínima de 1,5 m do entregador;
  • Se fizer uso da maquineta para pagamento, evite contato direto com o objeto. (Dica: use um pedaço de papel higiênico ou guardanapo); 
  • Após comer, se não quiser a vasilha, descarte-a. Caso a queira, lave com água e sabão e seque ao sol; 
  • Após refeição, higienize todas as áreas expostas (mãos, punhos, rosto, etc.) e faça uso do álcool 70%.

Qual é o mais seguro pagamento em cartão ou dinheiro?

Os dois trazem os mesmos riscos. A higienização das mãos continua sendo a forma mais segura de prevenir contágio a Covid-19, caso toque em um objeto? Lave as mãos e passe álcool gel, seja na maquininha de cartão, no cartão entregue para outra pessoa ou em dinheiro.

E higienização das mãos durante as compras?

Ande prevenido, quando for as compras se puder leve um frasquinho de álcool em gel e utilize durante as compras. Nesse caso estará mais protegido se tocar os olhos, nariz ou boca. Caso pegue em diversos produtos e não tiver como higienizar as mãos, evite passá-la pelo rosto.

Chegou em casa! 

  • Desinfete com álcool todas as embalagens e descarte as que não são necessárias, como as caixas e tubos; 
  • Vale lembrar que no caso das frutas, legumes e verduras que ficam expostos em gôndolas, a forma correta de higienizar é fazendo uma solução com 1 litro de água misturada com uma colher de sopa de água sanitária. Deixando agir entre 10 e 15 minutos, em seguida enxague na água corrente e deixe secar naturalmente;  
  • Higienize também os produtos não comestíveis com álcool 70%; 
  • Passe álcool 70% em embalagens de alimentos que serão armazenados; 
  • Já com as bananas, não é indicado fazer esse procedimento, portanto, descasque a fruta da forma mais cuidadosa possível e lave as mãos antes de comer.

*Com informações, Secretaria de Saúde-BA

Previdência Social