Competição de Inovação premia soluções para desafios enfrentados por pessoas com deficiência no serviço público

Na última sexta-feira (26), a terceira edição do Datathon premiou os três melhores projetos voltados para resolver os problemas enfrentados por pessoas com deficiência no serviço público. O diferencial da competição foi a combinação de imersão em dados com a experiência de vida de servidores com deficiência, buscando soluções inovadoras para desafios no setor público.

O evento, realizado ao longo da semana pela Enap e pela Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, utilizou a metodologia de maratona de dados que reuniu servidores públicos, estudantes, acadêmicos e outros interessados em identificar soluções para ampliar a contratação e a ascensão de pessoas com deficiência no serviço público e em cargos de liderança.

A secretária nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Anna Paula Feminella, que participou da abertura, encerramento e banca avaliadora, destacou a importância da acessibilidade como um bem coletivo. “Venceu o Estado brasileiro”, afirmou.

A equipe “Crisálidas”, formada por Alessandra de Pádua Boato, Brisa Queiroz Martins, Joziellen da Silva Auteiro, Mariana da Fonseca Ornelas de Azevedo e Rafael Moraes da Silva, conquistou o primeiro lugar com uma proposta de portal para auxiliar órgãos federais na contratação de serviços e equipamentos para adaptação e inclusão das pessoas com deficiência.

“O Datathon muda nossas vidas. E quando ele nos muda, nos ajuda a mudar a vida dos outros”, afirmou Mariana de Azevedo, vinda de Angra dos Reis (RJ), após ser premiada com o primeiro lugar na competição.

Previdência Social