Como trocar o BPC pela aposentadoria?

Para se aposentar é preciso contribuir para a Previdência. Além disso, é necessário cumprir alguns requisitos como tempo mínimo de contribuição, idade e/ou invalidez,

Muitas pessoas contribuíram para o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) por um período e depois solicitaram no INSS e hoje em dia recebem o BPC.

Se este é o seu caso, saiba que você já pode ter direito a uma aposentadoria OU pode estar prestes a conquistar esse direito, mesmo que atualmente não esteja contribuindo.

Em todos os casos, vale a pena consultar o site do Meu INSS ou um profissional de sua confiança para verificar sua situação na previdência social.

Para quem já tem direito à aposentadoria

É comum que o INSS não perceba que a pessoa tem direito a uma aposentadoria quando é solicitado o BPC, apesar de a previdência ser obrigada por Lei a verificar essa situação (inclusive aposentadoria por invalidez).

Se esse for seu caso, você pode solicitar de imediato a substituição do Benefício de Prestação Continuada pela aposentadoria e, em alguns casos, até mesmo conseguir receber as diferenças retroativas.

Para quem falta pouco para ter direito à aposentadoria

Essa hipótese ocorre quando o trabalhador está recebendo o BPC e falta pouco tempo de contribuição ou idade para ter direito à uma aposentadoria.

Se já tiver o tempo mínimo de contribuição exigido para aposentadoria e só falta completar a idade, assim que fizer o aniversário, é possível solicitar a troca do BPC pela aposentadoria.

Previdência Social