Como prova bancária de que estão vivos aposentados devem recadastrar senha

Os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) estão sendo avisados sobre o procedimento anual denominado ‘prova de vida’, que estabelece  o  recadastramento de dados e senha que autoriza pagamento dos benefícios. Após serem notificados, os beneficiários deverão comparecer ao banco onde seu pagamento é feito para realizar a renovação da senha, não sendo necessário ir a uma agencia da previdência. Para isso basta levar um documento com foto. Esse método é válido somente até o fim do ano, após esse prazo, o beneficiário que não realizar o procedimento poderá ter seu benefício bloqueado, voltando somente a receber quando regularizar a situação.

No caso dos correntistas da agência onde recebe aposentadoria ou a pensão, também poderá ser feito o procedimento nos caixas eletrônicos e internet.

Em caso de impossibilidade de comparecimento do segurado por motivos de doença ou locomoção, o representante deverá apresentar a procuração assinada ou registrada em cartório, não esquecendo também do atestado médico dos últimos 30 dias.

O procedimento é feito para evitar fraudes e conferir dados dos aposentados do INSS.

Julia Simões para a rádio Anasps.

Previdência Social