Como dar entrada na aposentadoria em situações de perda dos documentos

Os contribuintes do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) devem apresentar diversos documentos para poder se aposentar. Em situações de perdas de documentos, há maneiras de provar a contribuição para a Previdência.

O contribuinte pode verificar o Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS), onde o governo registra, a partir dos dados repassadas pelas empresas, as informações de emprego e Previdência do trabalhador.

As informações estão no site ou aplicativo Meu INSS. As agências do INSS também podem fornecer as informações e entregar aos trabalhadores.

A legislação ainda permite, caso necessário, a apresentação de outros documentos comprobatórios mesmo com a apresentação dos dados do CNIS, tais como:

  • Contrato de trabalho e termo de rescisão de contrato;
  • Cópia da ficha de registro de empregados da empresa;
  • Comprovante de férias;
  • Declarações do Imposto de Renda;
  • Extrato do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS);

*Com informações do portal de notícias Isto é Dinheiro

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