Começa hoje o saque do PIS/Pasep

O benefício ficará disponível até 30 de junho de 2017

A partir de hoje os trabalhadores podem sacar o abono salarial do PIS/Pasep referente ano-base 2015. Quem nasceu de julho a dezembro recebe o benefício neste ano, já os nascidos entre janeiro a junho receberão no primeiro trimestre de 2017. As informações são do Ministério do Trabalho.

O Ministério informou que em qualquer situação o dinheiro ficará à disposição do trabalhador até 30 de junho de 2017, prazo final para o recebimento. Quem perdeu o prazo para o saque do abono de 2014, também pode fazê-lo a partir de hoje.

Segundo o governo, cerca de 1,2 milhão de trabalhadores que possuíam o direito ao benefício no fizeram o saque.

Neste exercício, começam a valer as novas regras estabelecidas pela Medida Provisória nº 665 aprovadas pelo Congresso Nacional. As novas medidas associam o valor benefício ao número de meses trabalhados no exercício anterior. O valor será pago de forma proporcional ao tempo de trabalho e não integral, como era feito anteriormente. Para ter direito ao abono os trabalhadores devem ser inscritos no PIS/Pasep a mais de cinco anos, ter trabalhado pelo menos 30 dias em 2015 e a média salarial ter sido de pelo menos dois salários mínimos.

Quem tem direito? Os trabalhadores cadastrados no programa há pelo menos cinco anos; ter trabalhado por no mínimo 30 dias com carteira assinada; ter recebido remuneração média de dois salários mínimos; e ter sido informado corretamente na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS).

 

Previdência Social