Combate às fraudes: INSS se compromete a acionar Polícia Federal diante de suspeitas de descontos indevidos por associações

O presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Alessandro Stefanutto, afirmou que a Polícia Federal (PF) será acionada para investigar possíveis fraudes descobertas por uma apuração interna. Esta investigação visa averiguar filiações irregulares de aposentados à entidade, as quais descontam mensalidades associativas indevidamente da folha do INSS.

Stefanutto reforçou o compromisso do instituto em ser rigoroso com as associações que fraudarem as assinaturas dos aposentados.

Além disso, ele enfatizou a importância da recente Instrução Normativa Pres/INSS 162, que estabelece regras para regulamentar os descontos de mensalidades associativas sobre os benefícios dos aposentados e pensionistas.

Com essa medida, o INSS busca garantir a segurança e transparência nas transações. Stefanutto também destacou que novos servidores serão direcionados para reforçar a coordenação e aumentar as ações de diligência prévia com as associações, visando proteger os segurados de possíveis fraudes.

Previdência Social