Com a pandemia, cai o número de contribuintes da Previdência Social

A maior razão da queda de contribuições foi o desemprego causado pela chegada da Covid-19

Nos primeiros 3 meses de pandemia, cerca de 3,014 milhões de trabalhadores deixaram de contribuir para a Previdência Social. A maior razão da queda no número de contribuintes, é o desemprego.

De acordo com os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua) publicada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a pandemia do novo coronavírus prejudicou o emprego formal e informal, refletindo na contribuição para a Previdência Social no País. 

A pesquisa revela que o total de pessoas contribuindo para a Previdência desceu a 53,342 milhões no trimestre encerrado em agosto de 2020, são 5,630 milhões de contribuintes a menos, sendo o menor patamar desde 2012. 

E esse número não para de cair, o que é preocupante, pois a contribuição com a Previdência garante substituição de renda caso o contribuinte não consiga trabalhar por alguma situação e precise dos benefícios citados abaixo:

  • Aposentadoria por idade, por tempo de contribuição e por invalidez;

  • Pensão por morte;

  • Salário maternidade;

  • Auxílio acidente;

  • Auxílio doença;

  • Salário família;

  • Auxílio reclusão, entre outros.

Quem pode contribuir? 

Contribuir com a Previdência Social é importante para a aposentadoria, e também para ser segurado por outros benefícios. Por isso, qualquer pessoa pode contribuir com INSS, mesmo estando fora do mercado de trabalho.

Como contribuir? 

No Brasil, todo trabalhador contratado pelo regime CLT (Consolidação de Leis do Trabalho), deve obrigatoriamente contribuir para o Regime Geral da Previdência Social (RGPS). Sendo assim, o segurado já recebe o seu salário com desconto em folha. 

Porém, quem não possui carteira assinada, não trabalhe, ou seja, autônomo também pode contribuir e garantir o direito a todos os benefícios e seguros concedidos pelo INSS, são os chamados contribuintes facultativos ou individuais. 

Confira o passo a passo para se tornar um segurado do INSS: 

  1. DESCUBRA O NÚMERO NO PROGRAMA DE INTEGRAÇÃO SOCIAL (PIS);

  2. ACESSE O MEU INSS;

  3. ESCOLHA “CONTRIBUINTE INDIVIDUAL”;

  4. ESCOLHA O TIPO DE CONTRIBUIÇÃO;

  5. EMITA A GUIA DA PREVIDÊNCIA SOCIAL (GPS).

Fonte: Jornal de Brasília

Previdência Social