Com 10% dos acidentes de trabalho, Covid é maior causa de afastamento

O aumento de acidentes de trabalho reflete o aumento de casos de covid-19 no país

A covid-19 respondeu por um cada dez acidente de trabalho no país no terceiro trimestre e foi o principal motivo de afastamento profissional no período.

A doença afastou 10,8 mil trabalhadores de julho a setembro, aumento de 246% em relação aos três meses anteriores.

O aumento de acidentes de trabalho reflete o aumento de casos de covid-19 no país: 3,4 milhões de registros da doença no terceiro trimestre, 143% mais que no período de abril, segundo os dados obtidos pelo consórcio de veículos de imprensa com as secretarias estaduais de Saúde.

A maioria dos funcionários afastados foram da área da saúde. Somados, técnicos de enfermagem, enfermeiros e auxiliares de enfermagem representem 57% do total de acidentes no período, com 6,2 mil.

Em seguida vieram os trabalhadores de frigoríficos, com 2,8 mil afastamentos. 73% do total dos acidentes envolveram mulheres, o que pode ser explicado pela participação feminina de 80% na categoria de atendimento hospitalar.

A cidade com o maior número de afastamentos pela doença foi São José do Rio Preto (SP) a terceira cidade com mais casos de Covid-19 no estado em 2020. O município de 465 mil habitantes teve 1.260 afastamentos do tipo (6,4% do total de infectados), todos ligados à área da saúde.

Os 951 acidentes por outras causas representam número idêntico ao mesmo período em 2019. Já a capital paulista teve três vezes menos registros ligados à doença no período: 487.

Três Passos (RS) se destacou pela alta porcentagem de casos de Covid-19 no município que geraram acidentes de trabalho: 49% (328 casos), todos com funcionários de frigoríficos.

*Com informações, Consultor Jurídico

Previdência Social