CNPS aumenta juros do consignado do INSS para 1,8% ao mês

O Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS) aprovou, em reunião extraordinária realizada na tarde desta quinta-feira (9), um aumento no teto de juros do crédito consignado para beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), de 1,66% para 1,80% ao mês. O colegiado manteve as alíquotas na modalidade de cartão de crédito e cartão consignado de benefício em 2,46% ao mês.

Esta é a primeira vez que o governo Luiz Inácio Lula da Silva aumenta a taxa de juros do consignado, que vem passando por sucessivas quedas desde 2023. Agora, a taxa está nos mesmos valores de dezembro daquele ano.

O setor financeiro, que conta com uma cadeira no conselho, esperava um aumento maior, de 1,99% ao mês, mas foi voto vencido. Em comunicado, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) classificou o novo índice como “economicamente inviável”.

“O novo teto ainda manterá a linha de consignado do INSS com rentabilidade negativa para a maior parte das faixas etárias do público elegível, sendo que o crédito consignado é usado por esse público para pagamento de dívidas em atraso, despesas médicas, contas e compras de alimentos”, afirmou o órgão.

O secretário-executivo do Ministério da Previdência Social e ministro em exercício, Wolney Queiroz, considerou a nova taxa adequada: “A taxa de 1,80% me deixa muito confortável de trabalhar, dá uma previsibilidade para o mercado, para o sistema financeiro, para os aposentados. Portanto, esse é um número confortável”.

 

Previdência Social