Cerca de 80% dos benefícios por saúde são cortados em Uberaba

A gerência regional do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), em Uberaba (MG), informou que cerca de 80% dos benefícios por saúde foram cancelados. De acordo com o gerente regional do Instituto, Sebastião Adelino da Costa, é aguardada a edição de outra medida para que os agendamentos do pente-fino possam continuar.

Segundo ele, várias pessoas já passaram pela revisão e aproximadamente 80% dos benefícios foram suspensos. “O principal motivo pelos cancelamentos é a capacidade laborativa, ou seja, de trabalhar. O médico não entra em questões administrativas, assim, na visão dele a pessoa que já está apta para exercer as atividades, tem o benefício suspenso de imediato. O segurado pode entrar com recurso, recorrer, mas até lá o benefício fica suspenso”, disse.

O pente-fino é uma ideia do governo de revisar os benefícios por incapacidade (auxílio-doença e aposentadoria por invalidez) concedidos há mais de dois anos, a fim de identificar falhas na concessão de auxílios de pessoas que já estariam aptas para retornar ao trabalho. A economia total com o pente-fino foi estimada pelo governo, em R$ 6 bi ao ano.

Previdência Social