Cerca de 42% dos brasileiros não acompanham o debate sobre a reforma da Previdência

33% dos entrevistados acreditam que a reforma é necessária

Um levantamento publicado pela Fecomércio-RJ em parceira com a Ipsos, aponta que 42% da população brasileira não acompanha o debate sobre a reforma da Previdência, que foi encaminhada pelo governo Temer ao Congresso para a apreciação.

A pesquisa demonstra que 29% dos entrevistados estão acompanhando superficialmente e outros 29% dizem estar cientes sobre as mudanças que o governo pretende fazer no sistema previdenciário brasileiro.

Ao serem questionados sobre a necessidade de reforma na Previdência, 33% dos entrevistados informaram que a reforma é necessária; outros 29% não acham necessária e 39% não apresentaram opinião sobre o tema proposto.

A reforma da Previdência que está em discussão promete ser a peça fundamental para garantir a sustentabilidade do sistema, segundo o governo. Entre as mudanças que estão sendo estudadas, estão: a fixação de uma idade mínima para a aposentadoria (65 anos para homens e mulheres); regras de transição; fim do acúmulo de benefícios; aumento da contribuição mínima individual; contribuição do trabalhador rural; mudanças na pensão por morte; fim da paridade entre servidores ativos e inativos e outros pontos.

 

Previdência Social