Cartão consignado do INSS já está disponível

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) disponibilizou na última segunda-feira (19) o novo cartão de benefícios consignado do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Agora, aposentados e pensionistas podem comprometer até 45% de seus benefícios com o empréstimo consignado – as margens para comprometimento do empréstimo aumentaram em agosto e estão divididas em 35% com o empréstimo pessoal consignado e 5% com o cartão de crédito, que agora se juntam a mais 5% do cartão consignado.

Os cartões consignados não contam com cobrança de anuidade e há a possibilidade do usuário sacar até 70% do limite do cartão em dinheiro. Ainda são oferecidos ofertas de seguro de vida, auxílio e assistência funeral de forma gratuita e descontos em farmácia. Os segurados têm um prazo maior para o pagamento da fatura: 40 dias. Em casos de faturas não pagas acima dos 5% descontados da folha, a taxa de juros é de 3,06% ao mês.

A medida é vista com ressalvas por especialistas do setor, que alertam a possibilidade de aumento da inadimplência entre pessoas idosas. Entidades recomendam um uso cauteloso dos benefícios.

Com informações do jornal Folha de S. Paulo.

Previdência Social