Carga Tributária no Brasil é tema de debate

Na manhã da última terça-feira (20/9), o secretário da Receita Federal, Jorge Rachid, participou de um debate sobre Carga Tributária no Brasil, no auditório do Correio Braziliense, em Brasília.

No debate o ministro foi questionado sobre os números divulgados da Carga Tributária Bruta no Brasil em 2015, que atingiu 32,66%, contra 32,42% em 2014, indicando variação positiva de 0,24 pontos percentuais.  Em resposta ele disse que a sociedade deve refletir se deve ter Carga Tributária dos países, onde os cidadãos dispõem de todos os serviços, ou daqueles onde as pessoas pagam por todos os serviços.

Rachid, se baseando no ranking da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), lembra que é preciso buscar elevar a base tributária na renda, aliviando a tributação da produção e consumo. Mas alertou que esse é um tema que deve ser discutido por toda a sociedade.

Rachid finalizou afirmando, que o principal desafio a ser enfrentado pelo país é buscar a diminuição dos gastos, como condição para uma efetiva queda da Carga Tributária.

 

Previdência Social