Capitão, não permita o fim do INSS

O INSS chegou, entre jan de 2017 e jan de 2019 a 4.791 aposentadorias, sem reposição dos servidores. É um drama sem fim, mesmo porque ainda há mais de 10 mil servidores recebendo abono de permanência e em condições de se aposentar.

 

Foram aposentados:

1.187 nas Gerências Executivas do Nordeste;

603 nas Gerências Executivas do Centro-Oeste;

860 nas Gerências Executivas do Sudeste I (SP);

1.353 nas Gerências Executivas do Sudeste II (RJ, MG, ES);

689 nas Gerências Executivas do Sul;

26 nas Superintendências;

73 na Administração Central no DF;

 

APOSENTADORIAS VOLUNTÁRIAS DOS SERVIDORES DO INSS

Janeiro 2017/2019

 

ADM Central INSS 73
Total de Aposentadorias por Superintendências 26
Total de Apos/GEX 4692
Total Geral de Aposentadorias 4791

 

ÚLTIMA DATA DE ATUALIZAÇÃO 06/02/2019 Fonte: D.O.U    

Nos últimos dias foram 164 aposentadorias. Em 01.02, 205; em 04.02; 185, em 05.02, 235.

O governo ignorou várias recomendações do Tribunal de Contas da União no sentido de realizar concurso. O TCU advertiu que havia risco real para a implosão da memória e da expertise na concessão e manutenção de benefícios previdenciários e assistenciais.

Prevaleceu no Governo Temer e prevalece no governo Bolsonaro a ideia que o INSS deve ser desmanchado e seus servidores substituídos por computadores nos correios, nas prefeituras, nos postos de gasolina, em padarias, terminais rodoviários e ferroviários, etc.

Igualmente suas 1.500 unidades de atendimento seriam reduzidas a meia dúzia. Muitas estão fechadas por falta de pessoal. A ideia de colocar uma agência em cada município com mais de 20 mil habitantes (para facilitar a vida dos segurados e beneficiários), foi abandonada. A população assistida está em cada um dos 5.670 municípios do país. O INSS contribui com 70% das receitas municipais.

Os gênios da TI, desconhecem que o INSS, com a Dataprev, foi pioneiro na automação do processo de concessão e manutenção de benefícios, bem como construção de sistemas corporativos de exclusão.

Trocar o atendimento presencial pelo digital/remoto é uma agressão a população brasileira. A maioria não tem computador. Confundem o Brasil com a Suécia.

 

Serrote

O que aconteceu em Brumadinho com a presença de 136 militares da Unidade Nacional de Resgate das Forças de Defesa de Israel foi inacreditável. Enviados pelo premiê israelense Benjamin Netanyahu a pedido do capitão foram deixados à margem. Trouxeram equipamentos de última geração. Foram recebidos com lama. A mídia brasileira não tomou conhecimento, alguns debocharam, as autoridades mineiras não deram a mínima. Faltou grandeza por parte da defesa civil que se considera dona da tragédia de Brumadinho, anteciparam o retorno.  Minas optou por bombeiros do Espirito Santo e Goiás.

 

Comunicado

O Ministério da Educação continua desfilando entre o ENEM, o SISU e o Prouni e não deu nenhum passo para criar milhões de vagas em universidades nos próximos quatro anos. O Brasil continua com menos de 250 mil vagas/ano para 10 milhões de candidatos/ano.  Quase 10 milhões de jovens brasileiros estão indo pro buraco e ficam fora da Universidade. Reabram universidades fechadas, (como a Gama Filho, no Rio), abram novas, multipliquem por dez os cursos à distância. O sistema “S” poderia abrir uma Universidade em cada estado já em 2020. Capitão, dê o comando e acabe com o regime de cotas.

 

Mirante

  • Viralizou nas redes sociais o aparte do senador Marcos do Val PPS/ES em discurso do senador Renan Calheiros, que lamentava que a ampla renovação trouxera pessoas sem qualificação para o Senado. A resposta do Val colocou o dedo no suspiro de Renan.  No Senado, a questão passou batida, mas certamente voltará à cena, especialmente depois da baixaria na eleição da Mesa que teve dois lances imperdíveis: o roubo da pasta do Presidente pela senadora Kátia Abreu e o pedido do senador José Maranhão, que presidia os trabalhos, para ir dar uma mijada.
  • Ressoa no plenário do Senado o duro diálogo entre os senadores Renan Calheiros e Tasso Jereissati, inimaginável em outros tempos. Foi na sessão que marcou o fim de Renan como cabeça de chave da Copa de Dubai e liderança incontestável em Brasília.

‘Renan: “Toda essa confusão está acontecendo por sua causa, seu merda.”
Tasso: “Você é um ladrão. “Renan: “Eu vou te pegar. “Tasso: “Quem vai te pegar é a polícia. Você vai ser preso. “A turma do ‘deixa-disso’ interveio, para evitar que Renan e Tasso se atracassem.

Um projeto de lei do Senado (PLS 311/2018) prevê que mudos e gagos podem ser considerados pessoas com deficiência. O texto inclui as dificuldades de comunicação e expressão no rol de impedimentos que podem obstruir a participação plena e efetiva do cidadão na sociedade em igualdade de condições. O projeto do senador Antônio Carlos Valadares (PSB-SE) acompanha a Classificação Internacional de Deficiências, Incapacidades e Desvantagens (CIF), aprovada pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Desde 2001, o documento considera a gagueira como uma deficiência. O PLS muda o Estatuto da Pessoa com Deficiência (Lei 13.146/2015). A lei em vigor considera com deficiência a pessoa com impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial.

Um perfil dos senhores deputados federais mostra o seguinte:

 

Sexo

77 mulheres e 436 homens

 

Cor

385 (75%) são brancos; 104 (20,22%) são pardos, 21 (4,0%) são pretos; 2 (039) são amarelos e 1 (0,19%) é índio;

 

Idade

148 tem entre 51-60 anos, 133 tem entre 41 e 50 anos, 112 tem entre 31 e 40 anos,

81 tem entre 61 e 70 aos, 28 tem entre 22 e 30 anos, e 14 entre 71 e 84 anos.

 

Escolaridade

415 tem o curso superior completo, 43, tem o ensino médio completo. 57 tem o superior incompleto, 10 tem ensino fundamental completo, 5 tem ensino fundamental incompleto, 2 tem ensino médio incompleto e 1 sabe ler e escrever.

 

Profissão

  • 102 são empresários, 78 advogados, 34 médicos, 30 professores, 26 servidores públicos, 24 administradores, 21 engenheiros, 19 agropecuaristas, 18 policiais, 17 jornalistas 156 pastores e 11 economistas.

 

  • O delegado Luciano Flores, superintendente da Polícia Federal no Paraná, afirmou em Curitiba que o ideal é que Lula fosse para um presídio. A Superintendência da Polícia Federal não é local mais indicado para ele cumprir pena. Temos insistido que ele deve ser conduzido para o complexo de São Jose dos Pinhais S onde estão outros lideres da fação da Orcrim. Poderia ser adequada uma sela especial para ele.

 

  • A Câmara dos deputados recebeu 355 projetos de lei no primeiro dia de trabalho legislativo, além de oito Projetos de Lei Complementar (PLPs) e sete Projetos de Decreto Legislativo (PDLs). Entre os deputados que mais apresentaram propostas, estão o veterano Rubens Otoni (PT-GO), que cumpre seu quinto mandato na Casa e apresentou 46 projetos de lei; e o novato Rodrigo Agostinho (PSB-SP), ex-prefeito de Bauru (SP), que apresentou 45 PLs e mais dois projetos de lei complementar.

 

  • Deputado em seu terceiro mandato, Roberto de Lucena (Pode-SP), também figurou entre os que mais protocolaram propostas no primeiro dia de trabalho: 44 projetos de lei e um projeto de lei complementar. Várias dessas propostas visam aprimorar a proteção ao idoso no ordenamento jurídico brasileiro., Ainda não foi apresentada nenhuma Proposta de Emenda à Constituição (PEC), que exige, no mínimo, 171 assinaturas.

 

  • O senador Ciro Nogueira é brasileiro e não desiste nunca. Para ele nada mudou. Seu Partido corrupto está aguardando a abertura do toma lá da cá no Planalto. O chefe do setor para os senadores será o ex senador Paulo Bauer/SC. Ciro anunciou aos jornais do Piauí que seu partido quer o Denatran com porteira fechada, mesmo porque quer a botar a mãos nas novas placas do Mercosul. Já escrevi aqui que o ministro Lorenzoni deve fechar o departamento, Senador não quer papo furado, quer negociatas.

 

Central dos Servidores

  • Hanan Abd al Rahim Marmad, brasileiro, paulista é o novo Ministro do Comércio Exterior do Exterior do Líbano, compondo o governo de Saad Hariri.
  • Deputado MARCELO ALVARO ANTONIO voltou ao Ministério do Turismo depois de uma demissão para tomar posse com deputado federal. Lamentável. A Folha documentou suas trapalhadas. Acreditava-se no efeito da caneta BIC. Erramos!
  • Onze senadores confirmaram a mudança de partido. Os senadores Eduardo Girão (CE), saiu do Pros e foi para o Podemos; Styvenson Valentim (RN), da Rede para o Podemos; Lasier Martins/RS do Pros para o Podermos; Fernando Collor/AL  saiu do PTC e foi para a PROs; Lucas Barreto/AP do PTB para o PSD; Jorge Kajuru/GO do PRP para o PSB; Carlos Viana/MG, do PHS para o PSD; Nelsinho Trad/MS do PTB para o PSD, Zenaide Maia/RN do PHS para o PROS, Telmario Mota/RR do PTB para o PROS, Alessandro Vieira/SE da Rede para o PPS  e Eduardo Gomes/TO, Rede para o MDB.
  • No Senado, os líderes dos Partidos: Eduardo Braga (MDB-AM); Otto Alencar (PSD-BA); Álvaro Dias (PODE-PR); Rodrigo Pacheco (DEM-MG); Daniella Ribeiro (PP-PB); Weverton Rocha (PDT-MA); Major Olímpio (PSL-SP); Eliziane Gama (PPS-MA); Jorge Kajuru (PSB-GO); e Jorginho Mello (PR-SC). Ainda precisam definir os líderes as bancadas do PSDB, PT, Rede, Pros, PRB e PSC.
  • Mesa do Senado: 1º vice-presidente o senador Antônio Anastasia (PSDB-MG); para 2º vice-presidente, o senador Lasier Martins (Pode-RS).
  • Para 1º Secretário, o senador Sérgio Petecão (PSD-AC).
  • 2º secretário o senador Eduardo Gomes (MDB-TO), como 3º secretário o senador Flávio Bolsonaro (PSL-RJ) e como 4º secretário o senador Luís Carlos Heinze (PP-RS). Suplentes de secretários os senadores Marcos do Val (PPS-ES), Weverton (PDT-MA), Jaques Wagner (PT-BA) e Leila Barros (PSB-DF).  
  • Atualizada  composição da Comissão de Ética do Ministério das Relações Exteriores: Ministro de segunda classe FABIO MENDES MARZANO, Presidente da Comissão e primeiro membro titular; Ministro de segunda classe LUÍS GUILHERME PARGA CINTRA, suplente do primeiro titular; Primeira-secretária VALERIA MENDES COSTA PARANHOS, segundo membro titular; Terceira-secretária LETICIA DOS SANTOS MARRANGHELLO, suplente do segundo titular; Terceira-secretária HELENA HOPPEN MELCHIONNA, terceiro membro titular; e Oficial de chancelaria DANIELA DA SILVA PEPLAU, suplente do terceiro titular. primeiro-secretário MAURÍCIO ANDRÉ OLIVE CORREIA para o exercício do cargo de Secretário-Executivo da Comissão de Ética e o oficial de chancelaria ANDREAS SGUARIO BATISTA para o de Secretário-Executivo-Adjunto.

Candidata do PR, Lauriete obteve 51.983 votos totalizados (2,69% dos votos válidos) e foi eleita Deputada Federal no Espírito Santo no 1º turno das Eleições 2018.


Jb Serra e Gurgel
imprensa.serra@anasps.org.br

Previdência Social