Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe não atingiu nem metade da meta

Faltando menos de um mês para chegar ao fim, a Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe não atingiu nem à metade da meta estabelecida. O alerta é do Ministério da Saúde.

De acordo com o levantamento do ministério, apenas 28 milhões de pessoas foram vacinadas até agora, o que representa cerca de 45,3% do pretendido.

Só neste ano, já foram registrados 535 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave, que é quando a gripe evolui para um cenário mais crítico, pelo vírus influenza. Dentre os 408 casos de influenza subtipados até o momento, a maioria deles foi caracterizada como H1N1, cerca de 62,3%. O vírus da influenza A do tipo H1N1 é predominante no país e responsável pela maior parte das internações e óbitos, com 89 mortes das 99 registradas pelo vírus até o início de maio, em todo o território nacional. No ano passado, 917 pessoas morreram por conta do H1N1, de acordo com o Ministério da Saúde.

A Campanha de Vacinação começou no dia 10 de abril e ofereceu aproximadamente 63,7 milhões de doses de vacina, distribuídas por 41,8 mil postos de saúde ao redor do Brasil. O objetivo é vacinar pelo menos 90% do grupo prioritário que corresponde a 58,6 milhões de brasileiros.

Previdência Social