Câmara realiza terceira edição de Prêmio Zilda Arns

Foi promovida, nesta quarta-feira (2), a terceira edição do Prêmio Zilda Arns que homenageia trabalhos relevantes no acolhimento dos maiores de 60 anos. Neste ano, os cinco finalistas foram selecionados a partir de 56 indicados por parlamentares de diversos partidos. Três entidades e duas profissionais receberam o prêmio.

Entre as profissionais, foram premiadas Celia Holtz, de Tatuí, no interior de São Paulo, que promove cursos profissionalizantes para idosos, e Clarice Baccini, de Florianópolis (SC), especialista em gerontologia que se destaca em ações de voluntariado. Já as instituições escolhidas foram a Casa dos Velhinhos de Arapiraca (AL); a Sociedade São Vicente de Paulo, em Santos (SP) e a Associação Beneficente Auta de Sousa, em Rio Verde (GO).

Para o segundo-secretário da Câmara, deputado Mário Heringer (PDT-MG), o prêmio é importante pois reconhece pessoas e entidades com excelência no acolhimento de idosos, já que, muitas vezes, essa parcela da população não tem a atenção que merece.

 “São os mais desprotegidos, são os mais abandonados, são as pessoas que fizeram muito por nós todos e que hoje são tratadas de uma maneira quase que desumana”, lembrou.

 

Zilda Arns

O nome do prêmio é em alusão à Zilda Arns Neumann, médica pediatra que atuou em causas humanitárias e sanitaristas, uma das fundadoras da Pastoral da Criança. Conselheira no Conselho Nacional de Saúde, Zilda Arns trabalhou também no Ministério da Saúde.

 

Previdência Social