Câmara deve votar Previdência entre maio e junho, diz Maia

Rodrigo Maia (DEM), presidente da Câmara dos Deputados, disse que espera que a proposta de reforma da Previdência vá à votação no plenário da Casa entre maio e junho. Nas previsões do deputado, feitas a investidores em Nova York na última quinta-feira (11), a tramitação da PEC (Proposta de Emenda Constitucional) deve engatar após os próximos feriados, de Páscoa e 1° de Maio.

“[O cenário] é muito diferente hoje do que era em 2017. Se todo mundo ajudar, a gente vai aprovar. Mais 30 dias ou menos 30 dias não fará nenhuma diferença. O que faz a diferença é antecipar e perder ou tirar da matéria o que é fundamental, professor e policial”, afirmou.

Por essa projeção, a reforma poderia ser votada na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) na próxima semana, até quarta-feira (17), e seguiria para uma comissão especial após a Páscoa.

“Tem condição de aprovar, tirando o BPC (Benefício de Prestação Continuada) e aposentadoria rural e garantir uma economia perto do trilhão [estimada por Guedes]. Para isso, precisa paciência. Na democracia, precisa paciência. Ouvir muito, falar pouco e dialogar muito.”

De acordo com o presidente da Câmara, esses dois pontos não são decisivos do ponto de vista fiscal, mas atrapalham muito a discussão política.

Previdência Social