Caixa lança nova linha de financiamento habitacional

Foi anunciada nesta terça-feira (20), pelo governo federal, a nova linha de financiamento habitacional da Caixa Econômica Federal (CEF) que vai operar contratos habitacionais corrigidos pela inflação oficial medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), mais uma taxa fixa.

O presidente da Caixa, Pedro Guimarães, explicou que a nova linha, baseada no IPCA, trará taxas reduzidas e utilizará o IPCA no lugar da Taxa Referencial (TR), definida pelo Banco Central e considerada por Guimarães de baixa previsibilidade.

A taxa da nova linha é de 4,95% do valor financiado mais correção do IPCA. Essa porcentagem pode chegar a 2,95% do valor financiado para quem tem as melhores relações com o banco, por exemplo, ter conta e apresentar baixo risco de inadimplência. Os valores serão corrigidos mensalmente, prestação a prestação, conforme o IPCA mais recente.

Já a linha de financiamento que é praticada atualmente traz uma correção de TR mais 9,75% do valor financiado. Essa porcentagem pode cair até 8,5%, sendo 8,5% para clientes com boas relações com o banco. 

 

Previdência Social