Busca por previdência privada cresce

As agências bancárias tiveram mais procura por fundos que complementam a aposentadoria. Nos últimos meses o volume de aplicações cresceu 10% e a previsão do setor é de uma expansão de 16%. De acordo com dados da Federação Nacional de Previdência Privada e Vida (Fenaprevi) que reúne seguradoras e entidades abertas de previdência complementar no país, houve alta de 10,7% no volume de recursos aplicados nos fundos, nos primeiros cinco meses deste ano.

Especialistas alertam que é necessário analisar para escolher o plano certo. Hoje existe o Vida Gerador de Benefícios Livres (VGBL) indicado para quem declara o Imposto de Renda (IR) pelo modelo simplificado. Nesse caso não é possível abater do IR os depósitos feitos no plano. Segundo informou a Fenaprevi, hoje o VGBL corresponde a 91% do setor. Outra opção é o Plano Gerador de Benefícios Livres (PGBL) mais indicado para quem declara pelo modelo completo.

Segundo informações divulgadas pelo jornal O Globo, o presidente da Fenaprevi, Edson Franco, afirmou que as pessoas estão se dando conta de que é preciso acumular recursos para a aposentadoria. “Hoje, já há um entendimento que o sistema público tem limitações. Como mais da metade da população, segundo pesquisa que fizemos, já ouviu falar na reforma da Previdência, há aumento na procura pelos planos. Mas claro, há diferentes tipos de produtos e por isso é preciso atenção para escolher o plano certo”, disse.

 

 

 

Previdência Social