Busca por Previdência Privada aumenta

Provável aprovação da reforma da Previdência é um dos fatores que influenciam a procura
Rayanne Ramos

 

Em meio às discussões sobre a reforma da Previdência, que se estendem há alguns anos, o setor da Previdência Privada tem conseguido cada vez mais clientes. O medo dos brasileiros, caso a reforma passe, tornou a busca pelo benefício incessante. O receio de se aposentar muito velho, ou até mesmo, nunca parar de trabalhar para manter uma vida financeiramente tranquila, tem elevado a busca pelos planos de previdência privada e tudo por um único motivo: garantir uma velhice saudável e confortável.

Procurada pela Anasps, a Federação Nacional de Previdência Privada e Vida (FenaPrevi) revela que os números não param de crescer. Em levantamento a entidade aponta que o país possui 13,1 milhões de pessoas com planos de Previdência Privada. Destes, 10 milhões de participantes planos individuais e 3,1 milhões com planos coletivos.  De janeiro de 2015 a janeiro de 2019 o aumento foi de mais de 1 milhão de participantes. A captação líquida do setor fechou o período com saldo positivo de R$ 39,5 bi.

Segundo o presidente da Federação, Jorge Nasser, o crescimento da procura da Previdência Privada se deve à maior conscientização dos indivíduos de fazer reservas financeiras para o futuro. “Nos últimos cinco anos, as reservas cresceram em média 12% ao ano. Avançamos num ritmo muito forte e projetamos crescimento consistente nos próximos anos. Mesmo num ambiente de desemprego alto e economia ainda em lenta recuperação, o sistema mostrou resiliência e atratividade para quem busca formação de poupança de longo prazo”, disse Nasser.

 

Ao procurar um banco, em 2016, para pesquisar a forma mais segura de investir seu dinheiro, já que se considera com um perfil conservador e as discussões sobre a reforma da Previdência já haviam se iniciado, a jornalista Luisa Maranhão contratou um plano de previdência privada. Ela considera como vantagens da sua escolha não correr o risco de “perder” dinheiro com aqueles que investem na Bolsa de Valores, por exemplo, e como desvantagem, Luisa vê menos rentabilidade por ter escolhido mais segurança.

 

VGBL X PGBL – captação de clientes

Pelo estudo da Federação que representa 67 seguradoras e entidades abertas de previdência complementar no País, os planos de previdência do tipo VGBL fecharam o acumulado de 2018 respondendo por 77,7% das reservas. Os planos PGBL responderam 18% do total acumulado pelos participantes do sistema. Os planos tradicionais, que não são mais comercializados, corresponderam a 4,2% dos ativos.

 

Entenda a diferença entre os planos

PGBL – tudo o que for depositado durante o ano, pode ser abatido do Imposto de Renda, com limite de 12%. Na hora do resgate todo o valor estará sujeito da 15% do IR.

VGBL – nessa modalidade não é possível deduzir o valor no Imposto de Renda, mas apenas o rendimento está sujeito a tributação na hora do resgate. Esse plano permite ainda deixar um beneficiário em caso de morte.

 

Previdência Social