Brasileiros não se preparam para a aposentadoria

Uma pesquisa realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito e Confederação Nacional dos Lojistas, aponta que seis em cada dez brasileiros não se preparam para a aposentadoria.

Entre os entrevistados, o ponto principal da falta de preparo se deu pela falta de dinheiro e desconhecimento de como poupá-lo. Ainda segundo a pesquisa, na prática isso significa uma aposentadoria apenas com o salário do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Segundo explicou o Educador Financeiro, Reinaldo Domingos, a reserva do dinheiro deve ser feita assim que o trabalhador receber o salário. “Pegando parte do salário e realmente guardando esse dinheiro, para que possa efetivamente juntar esse valor”.

Domingos explicou também que quem cedo começa a guardar o dinheiro, tem menos trabalho para garantir uma boa aposentadoria. Ele recomenda que os pais poupem para os filhos a partir do nascimento. “O segredo de uma aposentadoria sustentável, é começar o quanto antes. Eu até recomendo para os pais, que após o nascimento e registro do filho, abra uma Previdência Privada, onde esse dinheiro vai ser objeto dele conseguir fazer a sua história de independência financeira”, finalizou.

 

Previdência Social