Brasileiros chegam a esperar quase 300 dias pela concessão do BPC

Brasileiros que têm direito ao Benefício de Prestação Continuada (BPC), estão sendo obrigados a esperar quase um ano para receber o dinheiro.

Para qualquer benefício, todos têm que estar no Cadastro Único do governo, mas para o BPC é necessário ainda passar pelas avaliações social e médica. Esse processo todo tem demorado. Segundo o Ministério do Trabalho e Previdência Social, 296 dias – mais de 10 meses, em média – para pessoas com deficiência, desde o pedido até a concessão do benefício, e 110 dias para o BPC por idade.

O ministério divulgou esses prazos depois de ser cobrado por diversos parlamentares, mas não apresentou número atualizado de quantas pessoas estão aguardando na fila. Disse que os processos se acumularam com a pandemia e a greve de servidores e peritos, encerrada em maio, e que espera um concurso público para nomear mil novos técnicos de seguro social.

Têm direito ao benefício de um salário mínimo por mês pessoas com deficiência ou idosos acima de 65 anos de famílias com renda de até um quarto do salário mínimo, hoje R$ 303.

*Fonte: G1

Previdência Social