Brasil perdeu quase dois anos de expectativa de vida no primeiro ano de pandemia, aponta estudo

Dados do estudo liderado pela pesquisadora brasileira, Márcia de Castro, da Escola de Saúde Pública da Universidade de Harvard, e publicada no site Medrxiv, revela que a pandemia do novo coronavírus, fez o brasileiro perder 1,94 anos na expectativa de vida ao nascer, e em alguns estado essa piora passa de três anos.

Ainda de acordo com o estudo, apenas com os dados de mortalidade pela Covid-19 em 2020, a redução na expectativa do brasileiro pode passar de 3 anos em cinco unidades da Federação. A maior delas, o Distrito Federal que, apesar de ter a maior renda per capita do país, perdeu 3,68 anos.

A região Norte do país tem a pior situação. Lá, a população de três dos sete Estados –Amazonas, Roraima e Amapá– perdeu mais de três anos na expectativa de vida.

O estudo de Castro não incluiu ainda os dados da epidemia de 2021, quando a situação no Brasil piorou muito e as mortes bateram recordes diários. Entre 31 de dezembro de 2020 e domingo agora, o número de mortes pela Covid-19 no país passou de 195.072 para 373.335, um aumento de 91,4%, o que deve ter novo impacto na expectativa de vida este ano.

Os pesquisadores consideraram, nesse cenário, apenas as mortes registradas como causadas pela epidemia. No entanto, houve um aumento nos números nas mortes por Síndrome Respiratória Aguda Grave sem diagnóstico definido.

*Fonte: IstoÉ Dinheiro

Previdência Social