Brasil perderá certificado de país livre do Sarampo

O ministério da Saúde divulgou, na terça-feira (19), que o Brasil perderá o certificado de país livre do Sarampo, título concedido em 2016 pela Organização Pan-Americana de Saúde (Opas).  

Segundo o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, foi enviado um relatório para a Organização contendo o registro de um caso de sarampo endêmico no Pará, em 23 de fevereiro deste ano. O ministro informou, ainda, que as taxas de vacinação caíram muito nos últimos anos e precisam voltar ao patamar de 95% e que uma secretaria será criada para monitorar os índices.

“Nosso plano consiste em encaminhar medidas importantes ao Congresso Nacional, como a exigência do certificado de vacinação, não impeditiva, de ingresso na escola e no serviço militar. Reforçaremos, ainda, o monitoramento da vacinação, por meio dos programas de integração de renda e como norma para os trabalhadores de saúde”, explicou o ministro.

Outra medida do governo federal será a veiculação de uma campanha, em abril, para estimular a vacinação contra a doença nos estados mais afetados: Amazonas, Roraima e Pará. O foco será imunizar crianças de seus meses a menores de cinco anos.

 

Previdência Social