Brasil entrará em temporada de queimadas sem plano para a Amazônia

Dados do Inpe mostram que o mês de junho deste ano registrou 2.248 focos de incêndio na Amazônia, é o maior número desde 2007

 

O Brasil caminha para entrar na época de maior desmatamento e queimadas na Amazônia sem um plano para conter a degradação da floresta.

A destruição na porção brasileira do bioma costuma aumentar na época que vai de junho a setembro ou outubro, pois são os meses mais secos do ano na região.

E os indicadores já disponíveis mostram que 2020 pode ser ainda pior em termos de derrubada da vegetação e de queimadas do que foi 2019.

Dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) mostram que o mês de junho deste ano registrou 2.248 focos de incêndio na Amazônia, é o maior número desde 2007. É também um aumento de 19,5% em relação ao mesmo mês do ano passado, quando foram registrados 1.880 focos.

Outra medição do Inpe registrou recorde de derrubada da floresta já em maio: foram 829 quilômetros quadrados de mata perdidos. É quase o tamanho da área urbana de Brasília, e o maior número dos últimos cinco anos.

O número de maio também representa um crescimento de 12% em relação ao mesmo mês do ano passado. Os dados são de um sistema do Inpe chamado Detecção do Desmatamento em Tempo Real (Deter).

*Com informações, R7

Previdência Social