Brasil bate recorde de desemprego: veja as dicas da Anasps para se recolocar no mercado de trabalho

O desemprego no Brasil há muito tempo é um problema para grande parte da população. E, diante da pandemia da covid-19, a situação se agravou.

Segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil bateu novo recorde de desemprego. A taxa de desempregados subiu 3,4%, representando mais 489 mil pessoas desocupadas, totalizando 14,8 milhões de pessoas em busca de emprego no país.

A pesquisa destacou a alta de pessoas subutilizadas, que são aquelas desocupadas, subocupadas por insuficiência de horas trabalhadas ou na força de trabalho potencial. Esse contingente chegou a 33,3 milhões, um aumento de 2,7% com mais de 872 mil pessoas.

Esses números provocam desânimo nas pessoas, mas é necessário fazer sua parte e manter-se otimista. Diante disso, a Anasps separou dicas para você que pretende se recolocar no mercado de trabalho:

Autoconhecimento

Primeiramente, faça um exercício de autoconhecimento, compreenda quais são suas habilidades, propósitos e valores.

Atualizar e alinhar suas informações

Um currículo bem feito e atualizado é o básico. Faça também uma carta de apresentação completa, com todas suas redes sociais. Criar um perfil no Linkedin é uma boa estratégia para atrair vagas e facilita a procura do recrutador.

Networking

Cultive sua rede de contatos e crie vínculos. Atualmente, as indicações são extremamente válidas, então faça estratégias.

Fique sempre atento

Faça cadastro em sites de vagas, e acompanhe possíveis oportunidades no site da empresa que você almeja trabalhar.

Para aumentar suas chances, desenvolva novas competências técnicas. Conheça algumas opções de cursos online da Faculdade Anasps que irão te ajudar:

Profissionalizantes

Assistente administrativo;

– Assistente contábil;

– Assistente de RH;

– Assistente de TI;

– Telemarketing e Call Center.

Preparatórios

– Ética e compromisso profissional;

– Interpretação de texto;

– Currículo: teoria e prática;

– Associativismo, cooperativismo, empreendedorismo e economia social.

Ficou interessado? Veja todas as opções disponíveis, através do site: https://faculdadeanasps.com.br/

Previdência Social