BPC: como desbloquear pagamento represado no INSS? Anasps explica

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), desde do começo da pandemia em março, solicitou o desbloqueio de 26.596 Benefícios de Prestação Continuada (BPC/Loas).

Os benefícios bloqueados foram identificados por meio dos requerimentos de reativação feitos pelos interessados em conjunto com órgão, independente da data em que foi inscrito ou atualizado o cadastro no CadÚnico.

Aqueles que tiveram os seus benefícios suspensos ou cessados por conta de razões não ligadas ao Cadastro Único, como a falta de saque do valor do benefício ou por conta da não comprovação de vida, podem solicitar a regularização, mas terão que esperar até o INSS analisar o pedido.

Desbloqueio

Os que tiveram o benefício suspenso ou bloqueado desde março deste ano podem regularizar a situação e voltar a receber o pagamento, segundo o INSS.

Os segurados devem fazer a solicitação do desbloqueio por meio dos canais digitais do INSS, ou seja, pelo aplicativo ou portal Meu INSS e central telefônica 135. Aqueles que tiveram o benefício bloqueado por problemas com CPF, também poderão pedir a regularização do pagamento.

O que é o BPC?

O benefício é pago como uma assistência para as pessoas de baixa renda que não possuem formas de se sustentar. Embora seja pago pelo INSS, não necessidade de comprovar contribuição à Previdência

Quem pode receber?

O benefício é pago para idosos acima de 65 anos, e pessoas com deficiência de baixa renda.

*Com informações, FDR

Previdência Social