Bolsonaro sanciona nova Lei do Cadastro Positivo

O presidente da República, Jair Bolsonaro, sancionou, nesta segunda-feira (8), a nova Lei do Cadastro Positivo, que torna automática a adesão de consumidores e empresas ao banco de dados que já existe desde 2011, mas cuja participação era voluntária.

Participaram da solenidade de assinatura o ministro da Economia, Paulo Guedes, e da Secretaria-Geral da Presidência, Floriano Peixoto. Segundo o secretário de Produtividade do Ministério da Economia, Carlos da Costa, o alcance da nova lei inclui milhões de pessoas atualmente fora do mercado de crédito.

“De acordo com estimativas, as mudanças no Cadastro Positivo podem beneficiar cerca 130 milhões de pessoas, inclusive 22 milhões de brasileiros hoje que estão fora do mercado de crédito, embora já apresentem bons históricos de adimplência”, afirmou.

Especialistas do Banco Mundial apontam que a nova lei pode reduzir em até 45% a inadimplência no país, que atualmente atinge mais de 60 milhões de pessoas, segundo dados apresentados pelo secretário.

Previdência Social