Beneficiários do BPC têm direito a desconto na conta de luz

Os beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC) têm direito a desconto na conta de luz. Os mais de 4,6 milhões de pessoas que recebem o benefício podem ter até 65% de desconto no valor da tarifa. Atualmente, apenas 383 mil solicitaram o desconto.

O diretor do Departamento de Benefícios Assistenciais do Ministério da Cidadania, André Veras, considera um número baixo, mas importante. “Acreditamos que muitos desconhecem o benefício, mas ele é um direito dos beneficiários e contribui para reduzir as despesas no orçamento das famílias”, ressalta.

 

Como solicitar

O beneficiário do BPC ou alguma pessoa da família deve procurar um posto de atendimento da companhia de energia elétrica da região. É preciso ter em mãos o cartão do BPC, um documento de identificação – como o CPF ou a Carteira de Identidade -, e a última conta de luz. A companhia elétrica irá verificar se o BPC está ativo e se o beneficiário é um cliente residencial. A redução na conta de luz varia de acordo com o consumo mensal de cada família, indo de 10% a 65%, até o limite de 220kWh. Confira:

 

CONSUMO MENSAL PERCENTUAL DE DESCONTO
Até 30 kWh 65%
De 31 kWh a 100 kWh 40%
De 101 kWh a 220 kWh 10%

Fonte: Ministério da Cidadania

Previdência Social