Beneficiário do INSS que não tiver feito prova de vida terá o benefício bloqueado

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) vai suspender aposentadorias e pensões de segurados que estão há mais de 12 meses sem realizar a prova de vida. O bloqueio será feito a partir do benefício de março, que é pago entre o final deste mês e o começo de abril.

De acordo com a Federação Brasileira dos Bancos (Febraban), beneficiários que tiverem as aposentadorias e pensões bloqueadas poderão estar realizando a prova de vida a partir do dia previsto para a liberação do benefício em qualquer agência da instituição financeira onde o pagamento é feito.

“A liberação é feita na hora, após a realização da prova de vida”, explica o diretor-adjunto de Operações da Febraban, Walter de Faria.

Porém, Adriane Bramante, presidente do Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário (IBDP), explica que tem casos em que o depósito só é feito alguns dias após a liberação. Por isso, o mais correto é comparecer até o banco o quanto antes e conferir se a prova de vida está atualizada. “Às vezes, o aposentado ou pensionista acha que fez a atualização cadastral, mas não fez, então, o melhor é ir ao banco verificar, antes que o pagamento seja suspenso”, conclui.

Após seis meses sem comprovação de vida, depois de decorrido o prazo de um ano, o benefício é cessado definitivamente.

Para fazer a prova de vida o beneficiário tem que ir até sua agência bancária levando documento com foto. Em alguns bancos o procedimento é realizado por meio de biometria.

Previdência Social