Avaliação virtual para concessão do BPC tem início

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) deu início nesta segunda-feira (26), ao projeto-piloto que vai implementar a avaliação virtual para o Benefício de Prestação Continuada (BPC). 

A autarquia garante que “o novo método por videoconferência regulamentado pela portaria nº 1.328 torna-se uma alternativa eficaz para agilizar os benefícios”. 

Segundo informações divulgadas pelo jornal O Dia, a análise virtual vai ser realizada por uma plataforma de vídeo disponibilizada pelo INSS. Na data previamente combinada pelo agendamento, profissionais responsáveis pelo apoio técnico devem preparar os equipamentos, identificar o cidadão, acompanhá-lo até a sala de atendimento, aguardar a entrada do assistente social e confirmar a identificação do segurado, que deverá apresentar um documento original válido. Em seguida, o apoio técnico deve se retirar da sala, para fins de manutenção do sigilo. Terceiros não poderão ficar na sala, com ressalva de acompanhantes, em casos excepcionais previstos por lei.

Caso a análise não seja concluída por necessidade de informações complementares, caberá um novo agendamento feito pelo segurado, realizado exclusivamente pela Central 135, no prazo máximo de 30 dias. 

*Informações, O Dia

 

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