Aumento de gastos impactará não só a recuperação do crescimento

O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, reafirmou durante sua participação no Fórum do XI Seminário Anual sobre Riscos, Estabilidade Financeira e Economia Brasileira, organizado pelo Banco do Brasil, que tanto o Projeto de Lei (PL 257/2016) que trata da renegociação de dívidas dos Estados, quanto a proposta que limita o crescimento dos gastos do governo federal, tem como foco o ajuste fiscal.

Meirelles argumentou que o PL que reestrutura as dívidas dos Estados com a União preservou a contrapartida fundamental que é estabelecer um limite para as despesas dos entes federativos.

Ainda no encontro, o ministro voltou a defender que limitar o crescimento dos gastos impactará não só na recuperação do crescimento, mas também na estabilização da dívida.

“É muito importante para o país, para a economia e para a geração e preservação do emprego que o gasto público seja controlado e que ele comece a cair como percentual do produto e, principalmente, que a dívida pública comece a crescer menos, se estabilizar e no devido tempo comece a cair”, explicou o ministro.

Previdência Social