Auditores dos Tribunais de Contas fazem curso sobre Compensação Previdenciária ministrado pelo MPS

Nos últimos dias 27 e 28 de maio, o Ministério da Previdência Social (MPS), por meio do seu Departamento de Regimes Próprios, promoveu um curso sobre Compensação Previdenciária para auditores de 22 Tribunais de Contas estaduais e municipais.

O objetivo é intensificar a interação e a cooperação técnica junto aos órgãos de controle e fiscalização, bem como o intercâmbio de informações, a orientação e a capacitação dos profissionais que possuem acesso aos sistemas de operacionalização da compensação previdenciária.

Entre as ferramentas apresentadas está o BG Comprev, que auxilia no monitoramento e consultas gerenciais sobre as informações do Comprev.

“A compensação previdenciária consiste no acerto financeiro entre o Regime Geral de Previdência Social (RGPS) e os Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS), e destes entre si, quando for utilizado, para a concessão de benefício em um regime, com tempo de contribuição de outro regime, certificado na forma da contagem recíproca de tempo de contribuição”, explica o MPS, em nota.

Previdência Social