Auditores do TCU pedem a Lira e Pacheco que não tratem servidor como vilão

A União dos Auditores Federais de Controle Externo do Tribunal de Contas da União (Auditar) encaminhou uma carta aberta aos presidentes da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), criticando a reforma administrativa e chamando a atenção para a condição dos servidores públicos.

Mais cedo, Lira disse que vai encaminhar o texto da PEC32 à CCJ ainda nesta terça-feira (9). De acordo com os auditores, é necessário abrir diálogo para que representantes dos servidores apresentem sugestões para “uma agenda positiva em prol do fortalecimento do serviço público”.

“Não se pode ignorar que há falhas no enfrentamento da crise atual. Como estratégias, há que se focar na melhoria do planejamento, organização e coordenação das ações adotadas. Para tanto, faz-se necessário fortalecer o serviço público ofertado à sociedade, e não adotar propostas que o fragilizam. Uma dessas propostas é a PEC 32/2020, que trata da Reforma Administrativa, que, entre outras coisas, quebra a estabilidade e abre lacuna para a corrupção, o apadrinhamento e os ‘laranjas’. Também tramita no Congresso Nacional a PEC 186/2019, a qual autoriza o governo a adotar medidas de congelamento salarial e redução em até 25% da remuneração dos servidores, mediante diminuição de carga horária”, diz a carta.

Confira a carta na íntegra: https://congressoemfoco.uol.com.br/legislativo/auditores-do-tcu-pedem-fortalecimento-do-servico-publico-a-lira-e-pacheco/

*Com informações, Congresso em Foco

Previdência Social