Audiência da Anasps com o presidente do INSS

Gadelha defendeu autonomia do Instituto

audiencia-anasps-com-inss-alexandre-lisboa-leonardo-gadelhaO primeiro encontro entre o presidente da Anasps Alexandre Barreto Lisboa com o gestor do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Leonardo Gadelha, trouxe resultados positivos para a categoria. Gadelha mandou um recado aos servidores, informando que não há proposta pronta referente a estruturação da Casa a ser apresentada na próxima semana. Ele garantiu ainda que terá participação ativa dos representantes dos servidores no processo de reestruturação e mostrou interesse em discutir a participação do Instituto no Conselho da Geap Autogestão em Saúde.

 

“O que nos preocupa nesse momento é: fortalecer o INSS; ter participação no processo da nova estrutura da Casa e; acalmar os servidores”, argumentou o presidente da Anasps ao iniciar a exposição de motivos narrados pelos servidores e que têm alarmado os corredores do Instituto. A Anasps, como representante de mais de 53 mil servidores da Previdência Social, se posiciona a favor do diálogo diante da possibilidade de uma nova estrutura do Executivo – que com a Medida Provisória 726/2016 pretende levar o INSS para o Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário.

audiencia-anasps-com-inss-2Vários pontos foram abordados nesta primeira reunião com o presidente Gadelha, que tomou posse há menos de um mês. Dificuldade de diálogo com o Executivo, desmonte do Ministério da Previdência Social, preocupação com a serviço social, curso de formação para agregar mais conteúdo ao servidor e política de valorização das carreiras foram os temas discutidos. Gadelha se colocou sensível às causas apresentadas pela presidência da Anasps e se comprometeu a manter diálogo com a categoria. “Vou me apropriar desses assuntos”, disse.

Após este encontro, os servidores do INSS podem se tranquilizar, pois, segundo Gadelha, todos os assuntos referentes a estruturação da autarquia ainda estão em processo de debate e ajustes, o que caberá participação dos previdenciários. “Nesse momento a estrutura está sendo discutida. Não há um plano fechado”, afirmou. Na oportunidade, ele desmentiu as conversas que circulam no prédio do INSS, conhecido como Bloco O, de que a proposta de alteração seria apresentada na próxima semana.

Os tópicos mais delicados foram apresentados ao novo gestor, que disse estar animado com o que observou nesses primeiros dias à frente da presidência: “existem muitas iniciativas positivas feitas na Casa, mas que a população ainda desconhece”. Como exemplo, dentre elas, o presidente citou os projetos de educação previdenciária desenvolvidos em localidades distantes dos grandes centros urbanos do país. Gadelha propõe mostrar esses trabalhos à sociedade.

 

Demanda do Serviço Social 

audiencia-anasps-com-inss-1Antes da reunião com o presidente Leonardo Gadelha, o presidente da Anasps, Alexandre Barreto Lisboa, fez um breve encontro com representantes da assistência Social, que demonstraram preocupação com os rumos a serem tomados com a carreira – caso seja realmente realizada a descentralização do INSS. As assistentes sociais solicitaram ajuda para obter espaço na discussão do trabalho desempenhado por elas na proposta de reorganização do INSS. O presidente da Anasps disse que vai se empenhar para unificar os servidores previdenciários e lutar pelas demandas apresentadas por toda a categoria.

 

Previdência Social