Ato de servidores por recomposição salarial acontece nesta terça-feira

Encontro acontece em frente ao Banco Central em Brasília

A terceira semana do mês de janeiro promete ser agitada. Nesta terça-feira (18), servidores públicos federais terão o dia de protestos contra o governo federal, por reajustes. A decisão se deu após o presidente da República, Jair Bolsonaro sinalizar que apenas policiais seriam atendidos em 2022.

A mobilização contará com dois atos: o primeiro às 10h em frente ao Banco Central e o segundo às 14h no Ministério da Economia (Bloco P) em Brasília-DF.

Se você, servidor, for participar, lembre-se de usar máscara de proteção, álcool em gel e respeitar o distanciamento social.

Riscos Jurídicos

Alguns integrantes do Supremo Tribunal Federal (STF), já alertaram o presidente sobre o risco jurídico de conceder reajuste salarial apenas para policiais. Com o excesso de protestos de servidores sobre o tema, o STF pode ter que decidir pela extensão da medida a todos.

Anasps em defesa do servidor

Como entidade que há 29 anos luta e defende os servidores públicos, a Anasps ressalta que estará na defesa pela extensão da medida a todos, sem exclusão de categorias.

Vale ressaltar que os servidores públicos estão sem reajuste desde 2017. Desde então, a inflação, medida pelo IPCA, já atingiu 27,2%. Isso significa que mais de um quarto dos salários estão defasados.

Previdência Social