Assistente virtual tira dúvidas sobre declaração do Imposto de Renda

O canal orienta sobre o preenchimento e o envio do IRPF

O prazo de entrega da Declaração de Ajustes Anual do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física (IRPF) relativa ao exercício de 2021, ano-calendário de 2020, termina em 31 de maio. E se tiver dúvidas, a Assistente Virtual poderá te auxiliar.

O canal foi criado pela Receita Federal é um chatbot, uma espécie de assistente virtual que pode ajudar de forma prática e imediata nas dúvidas relacionadas ao Imposto de Renda. O canal orienta sobre o preenchimento e o envio do IRPF.

Para utilizar o programa não precisa de senha ou qualquer identificação. O cidadão faz suas perguntas relacionadas ao Imposto de Renda e o programa procura na base de dados da Receita Federal. Em casos que o assistente virtual não responder à pergunta, o programa automaticamente irá te redirecionar para um menu de assuntos sobre o tema.

O programa está disponível nas versões do aplicativo ‘Meu Imposto de Renda’ para celulares e tablets. Se já tiver o aplicativo instalado, basta atualizá-lo nas lojas virtuais Google Play ou Apple Store. Depois da atualização, basta clicar no ícone e digitar sua dúvida.

*Com informações, Gov.br

Previdência Social