Arrecadação do governo cresce para R$ 139 bi em abril

A Secretaria da Receita Federal do Ministério da Economia informou, nesta quinta-feira (23), que a arrecadação das receitas federais chegou a R$ 139 bi em abril de 2019. O aumento foi de 1,28% em relação ao mesmo mês de 2018. Foi o maior resultado para o mês de 2014.

Para o chefe do Centro de Estudos Tributários e Aduaneiros, Claudemir Malaquias, parte do crescimento observado no primeiro quadrimestre é explicado pela arrecadação do Imposto de Renda das empresas. Segundo Malaquias, o crescimento das empresas em 2018 ainda se reflete neste ano porque há recolhimento no primeiro trimestre.

O subsecretário de Política Fiscal da Secretaria de Política Econômica do Ministério da Economia, Marco Cavalcanti, opina que com a aprovação de reformas, a expectativa é que a arrecadação cresça mais.

“Na medida que fique claro o tipo de reforma que será aprovada, isso se refletirá nas expectativas. A pouco tempo para que haja efeito mais significativo [ainda em 2019], mas mesmo os analistas de mercado, já cientes do tempo requerido para aprovação da reforma no Congresso, indicaram que terá um impacto importante já em 2019. Ainda que o impacto maior será em prazo mais longo”, concluiu Cavalcanti.

 

Previdência Social