Aprovados em concursos federais esperam convocação do governo há anos

Conforme informações do Metrópoles junto ao Painel Estatístico de Pessoal (PEP), atualizado mensalmente pelo Ministério da Economia. Centenas de aprovados em concursos públicos federais esperam há anos pela convocação.

No ano anterior, cerca de 45,9 mil pessoas entraram no serviço público federal. É o menor número em 12 meses desde 2007, durante o segundo mandato do ex-presidente Luiz Inácio da Silva (PT). Na mesma ocasião, 37,8 mil pessoas iniciaram carreira no funcionalismo.

A conta inclui a Defensoria Pública da União (DPU), um dos órgãos que realizou concurso público nos últimos anos e, até hoje, não chamou todos os aprovados.

Hoje, cerca de 90 pessoas esperam nomeação na DPU, após serem aprovadas em concurso realizado em 2017 e homologado em 2018.

O órgão tem pouco mais de 640 defensores, que viram a demanda aumentar, fato admitido pela própria DPU, em meio às negativas do auxílio emergencial, no ano passado.

INSS 2015

Aprovados no cadastro reserva de um concurso do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), realizado em 2015, vivem situação semelhante. O caso foi parar na Justiça. Conforme edital público, 950 vagas foram disponibilizadas e, de acordo com o INSS, todas preenchidas por candidatos aprovados no certame.

Segundo a autônoma Rita Viégas, 47, ela e outros 1,2 mil aprovados entraram com ação civil pública para que o órgão realize nomeações excedentes.

Ela apontou que o pedido foi protocolado antes de a validade do concurso ter expirado, em agosto de 2018. A nomeação, de acordo com Rita, é essencial ante a alegada defasagem de servidores no órgão.

O INSS informou, contudo, que o referido concurso expirou em agosto de 2018 e, portanto, “não há possibilidade de convocações desde a citada data”.

Até novembro do ano passado, mais de 1,9 milhão de requerimentos aguardavam a análise do instituto ou o cumprimento de exigências processo que, nesse caso, depende apenas do segurado.

Fonte: Metrópoles

Previdência Social