Se aposentar e ter negócio próprio

A empresa on-line de classificados de empregos, Catho, realizou uma pesquisa que aponta que abrir o próprio negócio é a opção mais desejada por profissionais, após encerrar as atividades no mercado de trabalho.

A pesquisa destacou que em cada grupo de dez trabalhadores ativos no Brasil, cinco pretendem se tornar donos de empreendimento após a aposentadoria. Cerca de 20,2% dos que participaram do levantamento pretendem atuar como consultor independente, e outros 15% pretendem atuar como autônomos.

De acordo com a supervisora de assessoria de carreira da Catho, Larissa Meiglin, muitos profissionais que se aposentam não querem deixar de trabalhar. “Muitos profissionais se aposentam, mas não querem deixar de ter uma atividade profissional. Além disso a necessidade de complementar a renda, após sair do mercado de trabalho é outro aspecto que motiva muitos aposentados a empreender”, esclareceu.

A pesquisa revelou também a idade em que os profissionais pretendem deixar o mercado de trabalho. A faixa etária em que a maior parte pensa em se aposentar é dos 60 aos 69 anos.

Previdência Social